Forum
Fórum de Buritis

Após quase dez anos desativado, voltou a funcionar em Buritis o Juizado Informal de Conciliação – órgão anexo ao Fórum que tem a finalidade de resolver causas de menor complexidade, como pensão alimentícia, divisão de bens entre casais, conflitos familiares e dívidas em geral. Todos esses casos na justiça comum podem demorar muito tempo para serem resolvidos e causar um maior desgaste emocional e financeiro para os envolvidos.

A importância do juizado está em criar um espaço propício para a negociação cooperativa entre as partes, onde serão assistidas de forma gratuita por um terceiro, neutro e imparcial, o conciliador.

“O papel do conciliador é fazer com que essas partes venham se entender e resolver o problema sem a necessidade de ir para a justiça comum. Estamos felizes pois temos tido um êxito muito grande na resolução dos casos que participamos, atuando de forma a entender os dois lados”, explica Wagner Araújo de Souza, nomeado pelo juiz Dr. Dalmo Luiz Silva Bueno como conciliador do juizado.

“O juizado surge da necessidade de desafogar o Juizado Especial Cível, que tem sido muito demandado pela comunidade local”, afirma o Dr. Dalmo Luiz Silva Bueno. “A missão do Juizado de Conciliação é prestar serviços de conciliação aos cidadãos e orientar a relação de cada pessoa com a justiça, com os recursos sociais necessários para solução de seu conflito, no intuito de promover a paz social”, completou.

Ao procurar o Juizado Informal de Conciliação, o cidadão é atendido por um secretário que irá escutar a reclamação. Se for um caso que pode ser atendido pelo conciliador, ele redige a reclamação e marca uma reunião. Quando esta é bem sucedida, o acordo é redigido e assinado pelo conciliador, pelas partes e por testemunhas. Se o acordo não for cumprido, poderá servir para que a pessoa interessada tome as providencias junto à Justiça Comum.

Em Buritis, o juizado funciona na sala da Central de Conciliação do Fórum, às terças e quintas, de 12h às 18h. O Fórum de Buritis fica localizado na rua Dois Poderes  n°01, Centro.