O Cartório Eleitoral de Buritis trabalha a todo vapor para que as suas 59 zonas eleitorais estejam preparadas para receber os 17.275 mil eleitores da cidade no pleito de domingo, dia 05 de outubro. Ao todo 20 locais espalhados pelo município – 9 na zona rural e 11 na cidade, vão abrigar as seções de votação. A Escola Municipal Candido José Lopes deve ser o ponto mais movimentado no domingo, com a previsão de receber 2.830 eleitores aptos a votar.

Na zona rural, dez escolas irão receber as urnas. A Escola Municipal São Domingos, no distrito de São Pedro do Passa Três, irá receber três seções e aguarda 896 eleitores aptos. Os locais de votação terão fiscalização da Polícia Militar, que trabalhará para garantir a segurança da população e coibir principalmente os crimes eleitorais como a boca de urna.

Por se tratar de uma eleição para cargos estadual e federal a totalização dos votos será feita pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) para os cargos de governador, senador, deputado federal e estadual. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará a soma da votação para presidente – onde também são computados os votos do exterior.

A votação começa às 8h e termina às 17h, com a apuração tendo início assim que as urnas forem liberadas para a sede do cartório. “As urnas estão prontas, esperamos que o processo eleitoral transcorra da melhor forma possível, todos sabem dos seus direitos e deveres e a Justiça Eleitoral estará a postos para fazer com  que a lei seja cumprida”, informa Lucineide Pantaleão, chefe do cartório da 324ª Zona Eleitoral em Buritis.

Para presidente, as opiniões na cidade se dividem entre os três candidatos que estão no topo das pesquisas eleitorais.

DSC_0687Dilma me agradou muito, fez uma boa política, torço pra que ela continue no comando do nosso país pra fazer ainda mais, principalmente pela população mais carente.
Gaspar Reis de Morais
70 anos, lavrador

DSC_0684Acredito na Marina porque ela representa a verdadeira mudança que o país precisa, ela é a mais preparada com um plano de governo sólido que os outros candidatos não tem.
Moreno Fernandes
27 anos, funcionário público

DSC_0694Meu voto é no Aécio, ele fez o Choque de Gestão em Minas Gerais, deu certo e pode ficar ainda melhor fazendo em todo Brasil
Juvenal Alves Costa
47 anos, policial militar