Há pouco mais de um mês da última troca de lâmpadas na ciclovia que dá acesso aos bairros Jardim, Planalto e Canaã, mais de vinte precisaram novamente de manutenção nesta quarta (29). A ação de vândalos durante a madrugada depredou 22 pontos de iluminação do local.

“É triste precisar fazer esse trabalho, é dinheiro nosso jogado fora, dinheiro que poderia estar sendo investindo em melhorias em outros locais de nossa cidade. É um patrimônio que constantemente vem sendo destruído”, afirma Mizael Pereira Martins, eletricista da prefeitura, que na manhã de quarta fazia a manutenção das lâmpadas, furtadas ou quebradas.

Esse tipo de crime danifica não apenas as lâmpadas, mas também destrói a estrutura de suporte, aumentando ainda mais o prejuízo para os cofres públicos. A fiscalização por parte da polícia é difícil, já que o crime contra o patrimônio não tem hora para acontecer. A ação causa transtornos para todos e riscos à segurança dos moradores.

Pessoas que moram próximas ao local afirmaram terem visto pessoas jogando pedras e tijolos nas lâmpadas. A Polícia Militar alerta que a denúncia anônima com as características dos indivíduos é importante para o trabalho policial.  Quem for pego cometendo o crime pode ser preso por seis meses a três anos e ainda pagar multa.