Faltando menos de duas semanas para o Carnaval, ainda não houve divulgação oficial da programação para a festividade deste ano em Buritis. Segundo o Governo Municipal, o tradicional evento em praça pública que todos os anos atrai milhares de visitantes para o município não corre o risco de ser cancelado, mas sofrerá cortes no orçamento.

A Prefeitura de Buritis informou estar passando por um período de crise econômica, e que o corte de verbas pelo qual vários setores estão passando também atingirá o Carnaval. De acordo com dados oficiais, em 2015 foram gastos 170 mil reais com shows, estrutura e organização em geral. Para 2016, a previsão de gastos é de 45 mil reais, uma diminuição de 73,5%.

Para caber neste orçamento reduzido, apenas duas datas contarão com shows ao vivo, o sábado dia 6 e a segunda dia 8. Durante o restante do Carnaval, as atrações serão DJs ainda a serem confirmados e equipes de som automotivo. Os shows previstos são de bandas da cidade de Montes Claros-MG, a “Oz Karas de Toalha” no sábado e “Chicaxé” na segunda.

A presidente da Associação Comercial de Buritis (ACE/CDL Buritis), Cátia Durães Fróes, considera válida a realização do evento, mesmo em menor proporção. “O importante é a geração de renda e impostos que um Carnaval trás para a cidade. Um cancelamento seria sinônimo de prejuízo para o comércio”, afirma.