O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Nova Querência de Buritis foi destaque no 24º Festival Gaúcho de Arte e Tradição do Planalto Central (FEGARP), em Rio Verde-GO. O CTG Nova Querência participou das modalidades de danças tradicionais, chula, gaita piano, conjunto vocal, intérprete individual, declamação e danças de salão.

64 alunos entre 7 e 28 anos participaram do FEGARP acompanhados de pais, responsáveis e pela patronagem do CTG. Buritis conquistou o primeiro lugar em categorias como dança juvenil e adulta. Os alunos também conquistaram o primeiro lugar nas modalidades individuais de declamação juvenil, poesia inédita e intérprete.

O professor Glênio Gonçalves, coordenador de arte e tradição gaúcha em Buritis a nove meses, comemorou o resultado, mas ressalta que chegar à competição nacional não será fácil. “Estamos trabalhando duro para classificação. Temos mais uma etapa em dezembro. Com um resultado positivo, podemos sonhar com o Nacional”, completou.

Após o bom resultado, o grupo do CTG Nova Querência agora se prepara para o Enatchê, etapa que será realizada em Brasília no mês de dezembro. Em julho de 2017 acontecerá o Festival de Arte e Tradição (FENART), maior evento da tradição gaúcha no Brasil, que será realizado na cidade de Querência-MT.

Fotos: Nara Fiuza