Unidos com o mesmo objetivo a sociedade de Buritis foi as ruas no domingo (27) realizar a 2ª “Caminhada Passos que Salvam”, campanha que visa conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

De acordo com a coordenadora da caminhada, a secretária de saúde Iolanda Freitas, o intuito também é divulgar quais são os sinais e sintomas da doença, que podem ser confundidos facilmente com outras enfermidades menos graves. Com o diagnóstico precoce as chances de cura são elevadas em até 95%.

Além de disseminar a informação, a “Caminhada Passos que Salvam” possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer em Barretos. Ao adquirir um kit com boné, cadarço e uma camiseta, cada participante contribuiu com o valor de R$ 30 doado à instituição.

Nesse ano o projeto alcançou 60% do público estimado. Foram vendidos 600 kits, menos da metade comparado ao ano anterior. Essa queda não foi percebida apenas em Buritis. A organização da caminhada acredita que a diminuição nas adesões está relacionada ao período eleitoral, que diminuiu o tempo de divulgação do projeto nas cidades.

Além dos voluntários, abraçaram a campanha comerciantes, escolas, o grupo de ciclistas de Buritis, a Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Saúde.