As frutas são importantes companheiras na dieta. Elas são versáteis, marcam presença nos sucos, lanches e principalmente nos momentos em que você sente desejo por um docinho. A “fruta” do momento é o caju.

O Caju é muito nutritivo, uma excelente fonte de proteínas e muitos minerais essenciais como o cobre, cálcio e ferro. Riquíssimo em vitamina C, o caju desbanca a laranja, tendo até cinco vezes mais a vitamina em sua composição.

Uma curiosidade sobre o caju é que esse precioso alimento é na verdade um psedofruto. Metade dele é composto pela parte carnosa e suculenta que nos deliciamos e a outra é a castanha. Isso o torna um dos alimentos mais completos e ricos do Brasil.

Benefícios do caju

  • Perda de Peso

O caju contém poucas calorias e ainda é uma fruta com baixo percentual de gorduras, e estas são ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, a qual é tida como funcional para o metabolismo. O caju pode ser uma excelente opção para você comer nas refeições intermediarias e lanches fora de hora.

  • Controle do colesterol

O caju contém cobre, mineral importante para efeito antioxidante. Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, já que o cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, favorecendo a saúde do corpo, e reduzindo os impactos causados por radicais livres.

  • Prevenção do diabetes

O caju tem uma quantidade muito baixas de açúcar e ainda sem colesterol prejudicial, o que fazer o caju se torna seguro para os diabéticos. Ele ainda ajuda na redução do risco do tipo 2 diabetes.

  • Pele e cabelos mais saudáveis

Os efeitos positivos desse mineral contido no caju também pode se estender à produção de melanina. Importante para a saúde da pele, o cobre pode favorecer à saúde dos fios de cabelo, pele, e até unha. Após algumas pesquisas, recomendou-se o consumo médio de ¼ de xícara da fruta, assim, o cobre contido nela pode ajudar na manutenção de uma pele brilhante e saudável, junto a fios sedosos e menos quebradiços.

  • Fortalece o sistema imunológico

Além da vitamina c, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, a fruta também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança. E, para completar, o caju e ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes de combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

Confira uma receita de suco verde de caju.

Ingredientes

  • 1 polpa congelada de caju
  • 1 folha grande de couve
  • 1 pequena quantidade de salsão
  • 1 fatia fina de gengibre
  • 200ml de água de coco (ou água)

Modo de preparo

Higienize bem os ingredientes e bata todos no centrifugador ou liquidificador, até obter uma mistura homogênea. Se quiser acrescente alguns cubos de gelo.

Consuma logo após o preparo.