Mais Buritis – As últimas notícias de Buritis, MG https://maisburitis.com.br As últimas notícias de Buritis, Minas Gerais Tue, 25 Jun 2019 21:12:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.2 Sindicato Rural homenageia Délio Prado na 30ª Expoagro https://maisburitis.com.br/2019/06/sindicato-rural-homenageia-delio-prado-na-30a-expoagro/ Tue, 25 Jun 2019 18:44:16 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31913 Na manhã de sexta-feira (21) aconteceu a cerimônia de abertura da 30ª Exposição Agropecuária de Buritis no salão de eventos do Parque de Exposições. Autoridades municipais, gerentes de bancos, presidentes de associações e produtores rurais prestigiaram o evento. Nenhum deputado federal ou estadual compareceu.

O presidente do Sindicato Rural, Marcelo Gaia, abriu a cerimônia pontuando os 40 anos da entidade e o trabalho realizado por seu pai Délio Prado, ex-presidente homenageado na Expoagro 2019. “Este é um sindicato sólido, que foi regido pelo meu pai por 27 anos como presidente e diretores que se empenharam e deram sustentabilidade a essa associação, o tornando forte com gente que quer construir e ajudar o produtor rural. Uma das maiores realizações é este parque de exposição que recebe este evento, uma das maiores festas agropecuárias” afirmou.

O prefeito Dr. Keny Soares deu destaque para a ausência de políticos. “Em anos eleitorais tivemos aqui deputados que pleiteavam suas candidaturas, faltaram cadeiras para os parlamentares e já nesse ano ninguém apareceu para prestigiar a Expoagro” apontou o prefeito, que está de licença médica até o dia 29 de junho.

O vice e atual prefeito em exercício, Rufino Folador, discursou sobre a importância dos produtores rurais para a região. “Buritis é um município agrícola e pecuário e neste evento são apresentadas novas tecnologias e assim mais conhecimento para o produtor”.

Durante a noite, o público apreciou shows de artistas como Naiara Azevedo, Humberto & Ronaldo, Cintia Moraes e Zé Ricardo & Thiago, além de djs, rodeio e parque de diversões.

]]>
Missas e procissões marcam o dia de Corpus Christi em Buritis https://maisburitis.com.br/2019/06/missas-e-procissoes-marcam-o-dia-de-corpus-christi-em-buritis/ Fri, 21 Jun 2019 21:42:17 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31898 Nesta data, o chão vira tela para belos desenhos e imagens referentes à fé cristã e católica. São vários metros quadrados de desenhos por onde passa a também tradicional procissão de Corpus Christi.

Na manhã de quinta-feira (20) foram celebradas missas e procissões na Paróquia Nossa Senhora da Pena no Centro e na Paróquia Santa Luzia no bairro Taboquinha. No centro os fiéis caminharam sobre o tapete confeccionado no quarteirão da igreja Nossa Senhora da Pena. A missa foi celebrada pelo Padre Genilson.

No bairro Taboquinha o tapete de serragem, palha de arroz, pedrarias, tintas corantes e material reciclável foi confeccionado na Avenida Nossa Senhora da Pena ocupando parte das duas vias.

A celebração de Corpus Christi faz parte do calendário religioso da Igreja Católica e acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade, que este ano ocorreu no último domingo (16).

As duas paróquias com a colaboração dos fiéis, prepararam as ruas e avenidas na noite anterior em um trabalho que envolveu dedicação, criatividade, amor, fé e união.

]]>
Motorista embriagado perde controle e invade casa com ambulância https://maisburitis.com.br/2019/06/motorista-embriagado-perde-controle-e-invade-casa-com-ambulancia/ Thu, 20 Jun 2019 23:46:30 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31894 O acidente aconteceu por volta de 21h de quinta-feira (20) na rua São Domingos, próximo a Unidade Mista de Saúde (Postão), no Centro da cidade.

O motorista Gustavo Vinicius Souza da Silva, 24 anos, relatou que saiu da via, subiu no meio fio a direita e na tentativa de levar o veículo de volta para a pista, perdeu o controle e arrebentou o portão e uma das paredes da residência.

A entrada da casa ficou obstruída. Não haviam pacientes dentro da ambulância.

O supervisor de transportes da Prefeitura, Flávio Galvão, informou que Gustavo é motorista da saúde e apto a dirigir ambulância, mas não estava autorizado a retirar o veículo.

A Polícia Rodoviária foi acionada para fazer o teste do bafômetro. O Cabo Oliveira fez o teste e informou que o resultado ficou muito acima do permitido. “Foram 0,93 mg/l de álcool por litro de ar alveolar expelido pelos pulmões. Ele será preso por embriaguez ao volante” afirmou o policial.

A ambulância daria suporte a Expoagro de Buritis realizada no Parque de Exposições. Nenhum morador sofreu ferimentos.

]]>
Confira o que abre e o que fecha em Buritis no feriado de Corpus Christi https://maisburitis.com.br/2019/06/confira-o-que-abre-e-o-que-fecha-em-buritis-no-feriado-de-corpus-christi/ Wed, 19 Jun 2019 19:02:28 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31881 O feriado católico de Corpus Christi, que será celebrado nesta quinta-feira (20) irá mudar o horário de funcionamento de estabelecimentos e instituições em Buritis. Alguns só retornam às atividades na segunda-feira (24).

Veja abaixo:

  • Prefeitura Municipal: O atendimento retorna na segunda-feira.
  • Câmara Municipal: Não terá expediente durante o feriado e o atendimento normal volta na segunda-feira.
  • Fórum da Comarca de Buritis: Retoma o atendimento na segunda-feira.
  • Agências bancárias: Os caixas eletrônicos funcionarão normalmente. Os demais atendimentos voltam na sexta-feira.
  • Saúde: Os Postos de Saúde da Família (PSFs) voltam a atender na segunda-feira. A Unidade Mista de Saúde (Postão) não sofrerá alterações.
  • COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais): Estará funcionando normalmente com todos os serviços disponibilizados pelo escritório local.
  • CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais): Não haverá atendimento na quinta-feira.
  • Correios: Volta o atendimento na sexta.
  • Lotérica: Fecha na quinta-feira e retoma o funcionamento na sexta.

A Drogaria Santa Cruz, localizada na Avenida Bandeirantes, 449, centro, estará de plantão até o dia 21 de junho.

]]>
Arraiás movimentaram o final de semana em Buritis https://maisburitis.com.br/2019/06/arraias-movimentaram-o-final-de-semana-em-buritis/ Mon, 17 Jun 2019 20:58:38 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31867 Os festejos juninos animaram o final de semana do buritisense com muita música, dança e apresentações.

Na Escola Municipal Philomena Campos, os pais, alunos e convidados apreciaram na sexta-feira (17) as tradicionais apresentações de quadrilhas juninas, comidas típicas, brincadeiras, eleição do rei e da rainha e registraram o momento no cantinho da fotografia.

O Colégio Nossa Senhora da Pena (CONSEPE) buscou inspiração para sua festa na Paraíba. Em comemoração aos 40 anos de carreira da cantora Elba Ramalho, o arraiá realizado sexta-feira na CASEMG teve a decoração, comidas, vestimentas e até coreografias inspiradas na artista.

Chegando ao seu terceiro ano, a Festa dos Santos Populares, na Praça da Igrejinha, teve missas todos os dias (14, 15 e 16 de junho), barraquinhas, fogueira, apresentação de quadrilhas e danças culturais.

As festas de São João continuam. O Colégio Ametista realizará o seu arraiá no dia 27 de junho a partir das 19 horas no espaço da escola. A animação dessa festança ficará por conta da cantora Karina Sales. Em julho acontecerá o 25º Arraiá Municipal de Buritis nos dias 5 e 6 na Praça Dom Elizeu.

Confira a agenda completa: Festas de São João em Buritis

]]>
Prefeitura faz audiência pública para discutir empréstimo de R$ 4 milhões https://maisburitis.com.br/2019/06/prefeitura-faz-audiencia-publica-para-discutir-emprestimo-de-r4-milhoes/ Thu, 13 Jun 2019 20:20:52 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31859 A Prefeitura de Buritis fez uma audiência pública na manhã de quarta-feira (12) para discutir o Projeto de Lei nº 12/2019, que autoriza o executivo municipal a contratar crédito no valor de até R$ 4 milhões da Caixa Econômica Federal.

A audiência ocorreu na Câmara Municipal e foi mediada por vereadores de Buritis. No projeto da Prefeitura, o crédito será destinado para asfaltar bairros e distritos, iluminação pública e extensão de rede na MG-400. Ainda está incluso uma ambulância, uma motoniveladora e um ônibus para transportar pacientes em tratamento no Hospital de Câncer de Barretos em São Paulo.

Para maioria dos moradores que participaram da reunião, o principal investimento do dinheiro seria um ônibus para o transporte de pacientes e a pavimentação asfáltica nos bairros e distritos.

As sugestões apresentadas pelos moradores serão discutidas na segunda-feira (17) na Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação e também pela Comissão de Finanças. Após essas duas etapas o projeto irá para votação no plenário.

Após o trâmite municipal, o próximo caminho será apresentar o projeto na Caixa Econômica Federal, que irá definir quando o dinheiro será liberado. A previsão é que isso ocorra nos primeiros meses de 2020.

]]>
Prefeitos de Buritis e Arinos se reunem com governador Zema https://maisburitis.com.br/2019/06/prefeitos-de-buritis-e-arinos-se-reunem-com-governador-zema/ Tue, 11 Jun 2019 20:53:47 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31833 O prefeito em exercício de Buritis, Rufino Folador (PRB), e o prefeito de Arinos, Carlos Alberto (PSD), estiveram reunidos com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) apresentando as demandas dos respectivos municípios.

A reunião aconteceu na segunda-feira (10) na Cidade Administrativa de Minas Gerais em Belo Horizonte e contou com a participação do deputado federal Zé Silva (Solidariedade) e do Secretário Geral de Estado, Igor Mascarenha.

Os gestores municipais discutiram com o governador o acesso dos pacientes das cidades mineiras que integram a Ride-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) aos serviços públicos de saúde no Distrito Federal, solicitando a indicação de um interlocutor que possa auxiliá-los. Outro ponto discutido foi a construção do Hospital Regional do Noroeste de Minas. A princípio, a ideia é que o hospital seja construído na cidade de Unaí/MG.

Segundo Rufino, a reunião com o governador também incluiu um pedido de melhorias na rodovia MG-400 na região da Serra Olhos D’Água e na Serra da Sacada na Chapada.

“Colocamos para ele a questão da Serra Olhos D’água que vem causando muitas mortes e providências devem ser tomadas. Pedimos também a pavimentação da estrada que liga Buritis a Serra da Sacada que são aproximadamente 12 km, para poder diminuir os custos do produtor rural no escoamento da produção da região” disse.

O prefeito de Arinos, Carlos Alberto, avaliou que a reunião foi produtiva. Ele também apresentou demandas do seu município, principalmente a liberação de veículos cedidos pelo DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais) e a segunda parcela no valor de R$ 450 mil para pavimentação no bairro Planalto.

“Nós solicitamos a liberação de três caixas d’água de 20 mil litros cada para atender as nossas comunidades. É um convênio assinado no ano passado e que ainda não foi liberado. Solicitamos também os dois veículos cedidos pelo DER e a liberação da segunda parcela do convênio de pavimentação asfáltica do bairro Planalto que está pendente também”, listou.

]]>
Incrições para processo seletivo na área da saúde em Buritis vão até dia 14 https://maisburitis.com.br/2019/06/incricoes-para-processo-seletivo-na-area-da-saude-em-buritis-vao-ate-dia-14/ Mon, 10 Jun 2019 20:31:25 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31820 Termina na sexta-feira (14) as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de 22 vagas distribuídas na área de saúde em Buritis. Os salários vão de R$ 998 a R$ 1.250, com carga horária semanal de 40 horas.

As vagas são para agente comunitário de saúde (13), agente de combate a endemias (3) e técnico em enfermagem (6). Segundo o edital, o salário para técnico em enfermagem é de R$ 998,00 e os demais R$ 1.250.

Para as vagas de agente comunitário e agente de combate a endemias é necessário o ensino fundamental completo. Para a vaga de técnico em enfermagem, é necessário curso na área e registro no COREN-MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais).

As inscrições são feitas exclusivamente no site da FUCAP Consultoria e Assessoria Pública. A taxa de inscrição para ambos é de R$ 40,00.

Edital e inscrição online: www.fucapconcursos.com.br

O processo seletivo será composto por prova objetiva que será aplicada no dia 11 de agosto de 2019, domingo pela manhã. Os portões se abrirão às 07h e fecharão às 08h. O local ainda não foi definido. O início das provas será às 08h15 com encerramento às 11h15.

Língua portuguesa e conhecimentos específicos serão cobrados nas provas. Ao todo serão 30 questões, sendo 10 de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos. Cada questão terá 4 alternativas (A, B, C e D), sendo apenas uma correta.

De acordo com o edital, a prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos e terá caráter eliminatório e classificatório, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver na prova objetiva, nota igual ou superior a 50 pontos. O resultado preliminar do gabarito será divulgado no dia 12 de agosto.

]]>
Homem armado com facão assalta rodoviária de Buritis https://maisburitis.com.br/2019/06/homem-armado-com-facao-assalta-rodoviaria-de-buritis/ Mon, 10 Jun 2019 14:20:21 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31814 Um homem armado com um facão assaltou a rodoviária de Buritis no sábado (8) e levou cerca de R$ 2 mil e um celular. O crime aconteceu por volta de 15h e o ladrão usou o facão para intimidar a atendente de 28 anos.

A vítima relatou que o assaltante chegou logo após o ônibus que faz linha para Brasília-DF sair com os passageiros. O homem pediu para guardar sua mochila no balcão de atendimento dizendo que faria um lanche.

Depois que a atendente guardou a mochila, o ladrão simulou pegar a carteira e tirou um facão da bolsa e anunciou o assalto. “Ele exigiu que eu entregasse o celular e vasculhou a minha bolsa onde estava todo o dinheiro de fluxo do caixa. Eu já havia feito o balanço do dia e o valor seria depositado na segunda-feira” explicou a atendente.

Foram levados o celular e cerca de R$ 2 mil em espécie. Na sequência o homem fugiu em sentido ao bairro Taboquinha. A Polícia Militar foi acionada para registrar o crime e segue com o rastreamento para localizar o autor.  

]]>
Polícia Militar de Buritis recebe duas viaturas novas https://maisburitis.com.br/2019/06/policia-militar-de-buritis-recebe-duas-viaturas-novas/ Fri, 07 Jun 2019 22:09:39 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=31794 Na tarde de sexta-feira (07) a Polícia Militar de Buritis recebeu duas viaturas 0 km. A entrega das chaves dos veículos ocorreu em frente à base da 64ª Companhia da Polícia Militar no centro.

Os carros modelo Toyota Hilux e Fiat Weekend foram destinados para segurança pública do município por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Gustavo Santana (PR) e do deputado federal e atual Ministro do Turismo Marcelo Álvaro (PSL).

Estiveram presentes na entrega das viaturas o prefeito em exercício Rufino Folador (PRB), o presidente da Câmara Branquinho (PSDB), o ex-prefeito João do Caixão e os vereadores Didé (PSL) e Waninha (Avante).

O comandante da PM de Buritis, capitão Vargas, destacou a importância dos novos veículos para a segurança do município.

“Essas viaturas visam fortalecer cada vez mais o nosso policiamento. Com isso, nós estamos reforçando o policiamento em nossa cidade para dar uma boa resposta para a população”.

As novas viaturas começaram a contribuir com a segurança da cidade antes mesmo da entrega oficial. Mais cedo, já com os novos veículos, a polícia apreendeu um adolescente de 15 anos roubou o celular de uma mulher no centro da cidade. O aparelho foi recuperado pelos militares.

]]>