Mais Buritis – As últimas notícias de Buritis, MG https://maisburitis.com.br As últimas notícias de Buritis, Minas Gerais Mon, 14 Oct 2019 17:11:58 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.3 Fotos: Festa das Havaianas 8 https://maisburitis.com.br/2019/10/fotos-festa-das-havaianas-8/ Mon, 14 Oct 2019 15:08:50 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=33060 A área verde do Parque de Exposições foi palco para a oitava edição da Festa das Havaianas. Evento ao ar livre com temática colorida e despojada, a noite de sábado (12) foi decorada pela 038 Galeria de Eventos.

As mais de oito horas de festa foram comandadas pelo grupo Super Cia, os DJ Serginho Fenômeno e DJ Princess e fechou com o projeto MINERS.

Fotos: Rayssa Campos

]]>
1º etapa de vacinação contra sarampo começou em Buritis https://maisburitis.com.br/2019/10/1o-etapa-de-vacinacao-contra-sarampo-comecou-em-buritis/ Thu, 10 Oct 2019 19:14:52 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=33047 A primeira etapa da campanha de nacional de vacinação contra o sarampo começou no dia 7 de outubro e termina no dia 25 do mesmo mês. As doses da vacina tríplice viral – que também protege contra a caxumba e a rubéola estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Buritis.

A campanha foi dividida em dois grupos. Até o dia 25 de outubro, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ou seja, até um dia antes de completa 5 anos. Haverá um dia D no 19 de outubro, sábado.

Em novembro será a vez do segundo grupo, que são pessoas de 20 a 29 anos. A vacina será aplicada de 18 a 30. O dia D para esse etapa será no dia 30 de novembro.

A transmissão da doença ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar um atendimento médico.

Quem perdeu o cartão de vacina deve procurar também a unidade de saúde. A equipe da Secretaria de Saúde está aproveitando a campanha para atualizar a caderneta de vacinação.

O número de casos confirmados de sarampo em Minas Gerais chegou a 41, segundo o balanço divulgado na quarta-feira dia 9 pela Secretaria de Estado de Saúde. Outros 650 estão em investigação. A Meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público alvo, estimativa que se estende também para os municípios.

Os sintomas do sarampo são: febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta. Mas o vírus também pode causar pneumonia, dano cerebral permanente, surdez, parto prematuro, bebês com baixo peso ao nascer e morte.

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, a forma mais eficaz de proteger crianças, adolescentes e adultos.

]]>
Secretaria de Esportes realiza 21º edição das Olimpíadas Estudantis https://maisburitis.com.br/2019/10/secretaria-de-esportes-realiza-21o-edicao-das-olimpiadas-estudantis/ Tue, 08 Oct 2019 19:03:40 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32970 De 30 de setembro a 4 de outubro as escolas públicas e privadas de Buritis participaram da 21º edição das Olimpíadas Estudantis, realizada pela Secretaria Municipal da Juventude Esporte Lazer e Turismo e Secretaria de Educação. 

O evento aconteceu na Praça da Casemg e no Ginásio de Esportes. Na segunda-feira, dia 30, foi realizada a cerimônia de abertura com a apresentação das delegações. Ao todo, 10 escolas e cerca de 700 alunos inscritos disputaram 8 modalidades esportivas como, por exemplo, o futsal, vôlei, tênis de mesa, peteca, xadrez e handebol. Os jogos aconteceram durante todo o dia.

O atletismo, na sexta-feira dia 4 foi a última modalidade das Olimpíadas Estudantis. A competição aconteceu na Avenida Goiás com corridas de 100 e 200 metros. Os campeões poderão participar dos jogos regionais e dependendo do desempenho, disputam em 2020 o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) que é a etapa estadual.

Confira abaixo como ficou o quadro de medalhas

A escola Antonino aparece em nono sem conquistar medalhas. Segundo a Secretaria de Esportes, por ser uma unidade escolar menor, com poucos alunos e idade inferior as outras, eles tiveram uma participação especial.

]]>
Ação do INCRA entregará títulos de terras a 13 assentamentos em Buritis https://maisburitis.com.br/2019/10/acao-do-incra-entregara-titulos-de-terras-a-13-assentamentos-em-buritis/ Tue, 08 Oct 2019 15:12:42 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32973 Na manhã de segunda-feira (7) foi realizada uma reunião no plenário da câmara para tratar da entrega de títulos de terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a 13 assentamentos. Cerca de 398 família deverão ser beneficiadas nesse processo.

A chefe do desenvolvimento da superintendência regional do INCRA, Sandra Cristina Dias Santos Knupfer, explicou que nesse primeiro momento os beneficiários passarão por uma vistoria a fim de entender a produção local e renda familiar, além da atualização cadastral. Para escrituração do título o assentado precisa quitar sua parcela, que pela nova lei tem desconto de 90%.

Edmundo Pires Estrela, chefe da agricultura familiar no município e assentado, vê como um grande passo a titularização a esses assentados. Segundo ele o documento deveria ter sido entregue há 10 anos e neste ano completam 20 anos de espera.

Segundo o Incra, o título assegura a propriedade definitiva da terra ao produtor rural, que além de ter o direito garantido das terras que pertenciam à União, as famílias poderão buscar linhas de crédito para começarem a investir nas suas propriedades.

O INCRA fez uma parceira com a Prefeitura Municipal, onde serão prestadas assistências técnicas nos assentamentos aplicando políticas públicas. Na reunião também entregue o crédito Fomento Mulher.

]]>
Adolescente morre e um homem fica gravemente ferido em acidentes no sábado https://maisburitis.com.br/2019/10/adolescente-morre-e-um-homem-fica-gravemente-ferido-em-acidente-no-sabado/ Mon, 07 Oct 2019 13:34:23 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32952

Um adolescente de 14 anos morreu na noite de sábado (5) após colidir com uma moto contra uma árvore. O acidente aconteceu em uma estrada vicinal na região da Barriguda 1, que dá acesso ao lote 20. A polícia foi acionada por volta de 22h.

Segundo o boletim de ocorrência, o adolescente saiu de casa no início da noite. Estranhando a sua demora, o padrasto saiu para procurá-lo e o encontrou já sem vida. Devido a colisão o velocímetro da moto ficou cravado na árvore.

Um médico perito esteve no local e liberou o corpo da vítima para funerária. O jovem era aluno do nono ano na Escola Estadual José Gomes Pimentel.

Tragédia familiar

Uma família sofreu um acidente de carro na tarde de sábado (5) próximo à Vila Serrana sentido a Cabeceiras-GO. O acidente aconteceu por volta de 13h40 na MG-400, no ponto conhecido por curva do papagaio.

A família estava em um veículo Fiat Uno de cor prata que era conduzido por Cláudio Roberto Alves de Almeida, 35 anos, acompanhado da esposa, grávida de 30 semanas, e seus dois filhos de 9 e 2 anos.

De acordo com a mulher, Cláudio perdeu o controle do carro o estouro de um dos pneus. O casal não usava cinto de segurança no momento do acidente.

Cláudio foi removido para o hospital de Formosa-GO em estado grave com suspeita de traumatismo craniano. Uma equipe de saúde de Buritis e Cabeceiras-GO apoiaram na remoção da vítima. Os demais passageiros apresentaram escoriações.

]]>
Mais de mil eleitores escolheram o novos conselheiros tutelares de Buritis https://maisburitis.com.br/2019/10/mais-de-mil-eleitores-escolheram-o-novos-conselheiros-tutelares-de-buritis/ Mon, 07 Oct 2019 12:46:29 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32933 Cinco novos conselheiros tutelares foram eleitos no domingo (6) para atuar em Buritis. Mais de mil e cem pessoas passaram no prédio da prefeitura de Buritis para votar em dois dos dezenove candidatos ao cargo.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a votação começou às 8h como previsto no edital e prolongou até 16h. Foram 1171 votos válidos, 16 nulos e 11 brancos.

Sendo ponto único de votação, na prefeitura foram instaladas três urnas, uma delas dedicada a eleitores preferenciais – idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactante ou com criança de colo. Dos 1.196 votos, 810 elegeram os cinco primeiros candidatos.

A candidata mais votada foi Gabriela Rodrigues com 181 votos. Os conselheiros eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020 e atuarão até o fim de 2023.

Confira o resultado final:

  CANDIDATOS ELEITOS TITULARES  
Classificação Nome Candidato Quantidade Votos
Gabriela Rodrigues da Cunha Freitas 181
Làzaro de Jesus Ramos 167
Celi Cândida Rodrigues de Oliveira 160
Catia Pereira de Castro 155
Vitória Lopes Rocha 147
  CANDIDATOS SUPLENTES  
Classificação Nome Candidato Quantidade Votos
Arthur David Silva 141
Maria Laura Lima Freitas de Paula 138
Jéssica Raquel Ornelas de Souza 135
Gissele de Oliveira Alves 124
Patrícia Ribeiro dos Santos 110
  DEMAIS CANDIDATOS  
Classificação Nome Candidato Quantidade Votos
Elidiane José de Mesquita 81
Elen Aparecida Soares da Rocha 78
Thalita Martins da Abadia 72
Ludimila Lopes de Oliveira 58
Elisabete Ferreira Lima 56
Pamela Steicy Rodrigues da Costa 54
Gerliane Farias de Araújo 46
Kezia Pereira Chaves 19
Lilian Caroline Vaz Pereira 11
]]>
Cobrador leva quatro facadas em assalto a ônibus da Sertaneja https://maisburitis.com.br/2019/10/cobrador-leva-quatro-facadas-em-assalto-a-onibus-da-sertaneja/ Thu, 03 Oct 2019 15:55:53 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32927 Um ônibus da empresa Sertaneja que faz a linha Buritis-Belo Horizonte foi assaltado na MG-202, na manhã de quinta-feira (3). Dois homens armados esfaquearam o cobrador e levaram documentos e dinheiro.

O cobrador José Marcos Pereira da Silva, 26 anos, relatou que os autores pararam o ônibus poucos quilômetros do trevo de Unaí-MG. Quando José desceu e perguntou sobre a bagagem a ser levada, a dupla anunciou o assalto.

Usando uma espingarda de fabricação caseira e uma faca, Vinicius Santos da Silva, 20 anos, e Henrique Lima da Silva, 18 anos, intimidaram a vítima para entregar sua carteira e o celular. Percebendo que o motorista do ônibus estava presenciando o crime a dupla reagiu.

José Marcos levou quatro facadas. Foram dois cortes no rosto, um no peito do lado direito e o outro nas costas.

A vítima foi levada para a Unidade Mista de Saúde, o Postão, pelo ônibus. O motorista e os seis passageiros não sofreram nenhum ferimento.

A polícia foi acionada e encontrou Vinicius e Henrique em uma casa na Vila Serrana.

Vinicius e Henrique foram presos e todo o material apreendido e encaminhado a delegacia. Vinicius já tem passagem pela polícia por furto.

]]>
Diretor da EFAN, esposa e filho morrem em acidente na BR-251 no DF https://maisburitis.com.br/2019/09/diretor-da-efan-esposa-e-filho-morrem-em-acidente-na-br-251-no-df/ Mon, 30 Sep 2019 21:54:59 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32910 Uma colisão frontal entre dois carros tirou a vida de três pessoas de uma mesma família e de outro motorista na manhã de segunda-feira (30) na BR-251, no Distrito Federal. A colisão foi próximo à entrada do aeródromo Botelho, na saída de São Sebastião/DF, sentido Unaí/MG. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do VW Voyage, Moisés Suzarte Lima Macedo, 33 anos, estava em surto ameaçando se matar e jogou o carro na contramão, atingindo o EcoSport com cinco pessoas. Com o impacto, o EcoSport capotou e parou fora da pista.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) informou que estava rastreando o Voyage por meio do GPS, porém, antes de encontrá-lo, recebeu a informação de um acidente na rodovia envolvendo o veículo. O motorista morreu no local.

O EcoSport era conduzido por Clene Vinícius Gontijo. Ele estava acompanhado da esposa Rosilene Gonçalves, do filho João Miguel, de um ano, e dos passageiros Cleusa Tereza Andrade e Wesley Ribeiro de Freitas. Clene, a esposa e o bebê morreram local.

Segundo os Bombeiros, Cleusa teve traumatismo cranioencefálico e foi levada, inconsciente, ao Hospital de Base do DF (HBDF). Wesley foi transportado consciente, mas com escoriações, ao Hospital Regional do Paranoá (HRPA).

Clene era diretor da Escola Família Agrícola de Natalândia/MG (EFAN) e estava indo para Brasília/DF. A sua esposa Rosilene era uma das monitoras da escola. 

A EFAN divulgou um comunicado de pesar. A instituição cancelou a 5ª edição do Terreiro Cultural que estava marcada para acontecer de 3 a 5 de outubro.


]]>
Eleições 2020: Reunião anuncia aliança entre grupos políticos de Buritis https://maisburitis.com.br/2019/09/eleicoes-2020-reuniao-anuncia-alianca-entre-grupos-politicos-de-buritis/ Sat, 28 Sep 2019 14:55:26 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32907 Um evento na noite de sexta-feira (27) lançou o ex-vice prefeito João Flávio Apolinário Braga como pré-candidato à prefeito de Buritis pelo PR para as próximas eleições.

A novidade ficou por conta da confirmação da união com o grupo político do professor e diretor escolar Pedro Paulo Silva Costa (PTB), anunciado como pré-candidato à vice-prefeito.

Estavam presentes lideranças políticas municipais, como o ex-prefeito João do Caixão, os vereadores Waninha, Didé e Carlos Fernando, além de presidentes de partidos e associações.

Faltando pouco mais de um ano para o pleito, João Flávio falou sobre políticas públicas para atender a comunidade carente de Buritis como a construção de moradias populares.

O empresário concorreu ao cargo de prefeito na eleição de 2016, recebeu 5.918 votos e ficou em segundo colocado. Pedro Paulo, formado em educação física, concorrerá pela primeira vez em uma eleição.

No evento também foram apresentados alguns pré-candidatos a vereador ligados ao grupo.

]]>
Gaúchos em Buritis comemoraram a 34ª Semana Farroupilha https://maisburitis.com.br/2019/09/gauchos-em-buritis-comemoraram-a-34a-semana-farroupilha/ Tue, 24 Sep 2019 13:22:37 +0000 https://maisburitis.com.br/?p=32848 A comunidade gaúcha de Buritis comemorou neste ano a 34ª semana farroupilha. A programação aconteceu no espaço do CTG Nova Querência com missa, almoço com costelão, eleição e posse da nova patronagem e jantar com chuleta no disco.

A semana é momento de vestir a bombacha, lenço, chapéu, confraternizar e dessa forma homenagear os líderes da revolução farroupilha ocorrida em 1835, a mais longa revolução do país que tinha como ideal a liberdade, a igualdade e a humanidade.

É neste momento também que os sulistas e seus familiares apresentam sua cultura a comunidade de Buritis. A abertura foi antecedida por uma missa crioula, celebrada pelo Padre Regis, e marcada por emoção com homenagens feitas em memória a integrantes e participantes do CTG.

Durante a semana foi realizada a eleição que escolheu a nova direção do CTG, que em linguagem gaúcha é conhecida como patronagem. No dia 20 durante o encerramento do evento foi dada a posse para os novos integrantes e oferecida a chuleta no disco.

Fotos e imagens: Rayssa Campos

]]>