Em uma entrevista na rádio Transamérica, no programa Radar Transamérica do dia 5 de março, o prefeito Dr. Keny Soares anunciou que Pedro Jary Taborda, do PMN, será o pré-candidato que receberá seu apoio nas próximas eleições.

Após a tentativa de emplacar o nome da primeira-dama Diana como sua sucessora, Dr. Keny disse ter abrido mão da ideia após uma consulta jurídica que o alertou sobre a possível insegurança que seria gerada com a situação. De acordo com a lei, a cônjuge do candidato também está impedida de disputar uma nova reeleição. Apesar de oficialmente seu estado civil ser solteiro, o prefeito preferiu não arriscar uma decisão contrária no futuro.

Em resposta ao apresentador Lucas Paloschi, o prefeito revelou que uma pesquisa de opinião encomendada por ele foi o fator determinante para a escolha. Pedro Jary Taborda, ex-prefeito de Buritis eleito no ano de 1992 com 4 986 votos, administrou a cidade até 1996. O agricultor de 64 anos chegou em Buritis no ano de 1984, dois anos após comprar 600 hectares de terras no município. Gaúcho de Santo Ângelo, o pré-candidato conta com sua influência na política municipal, principalmente no meio agrícola.

Pedro Taborda se junta aos demais nomes de Buritis que anunciaram sua intenção de disputar a eleição de 2012, como Adalton Militão (PPS), Jorge Xavier (PT) e João do Caixão (PSDB).