A Polícia Militar do estado de Minas Gerais que é referência e modelo para todas as polícias do país completou 237 anos no último dia 9 de julho. Criada  no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto no ano de 1775, a PMMG conta  atualmente  com efetivo aproximado de 45 mil integrantes, uma frota composta por mais de 10 mil viaturas e 9 aeronaves, sendo o único órgão do estado mineiro presente em todos os 853 municípios.

Comemorando essa importante data, policiais da 16ª Região da Polícia Militar (RPM) que é composta por 17 municípios, participaram de uma solenidade realizada no prédio do SICOOB em Unaí, cidade sede da região. Estavam presentes o prefeito municipal de Unaí Anterio Mânica, o vice-prefeito José Gomes Branquinho, o delegado regional da Polícia Civil Dr. Marcos Tadeu, o comandante da 16ª região o coronel Hércules dos Reis Silva e várias outras personalidades civis e militares.

A abertura do evento foi feita pela banda  Lira Capim Branco de Unaí, que executou o Hino Nacional e várias canções populares. Na ocasião também foram comemorados os cinco anos da instalação da 16ª região na cidade de Unaí, criada em  abril de 2007.

Durante a cerimônia foram feitas  homenagens e entrega de medalhas de honra a policiais da ativa e reformados,  além de pessoas da sociedade civil que contribuíram com a Policia Militar. Os policiais de Buritis homenageados foram o sargento Soares e o cabo Denilson na modalidade operacional, o soldado que  Wesley recebeu homenagem na modalidade motorista padrão e o cabo Xavier que recebeu uma medalha de mérito militar grau bronze, reconhecimento feito ao policial militar que, por sua conduta funcional e particular é considerado exemplo para a Corporação. No encerramento do evento o coronel Hércules dos Reis Silva destacou o trabalho da Polícia Militar de Minas Gerais e agradeceu à presença de todos.