Em janeiro de 2013 a Câmara de Vereadores de Buritis entrará na 13ª legislatura, completando 50 anos de atividades. O Poder Legislativo foi implantado em Buritis no dia 30 de agosto de 1963, quando o vereador Elizeu Nadir Lopes presidiu a primeira reunião. Em 2013 a Câmara Municipal iniciará os trabalhos com a menor média de idade da história – 33 anos, sendo 18 anos mais jovem que a câmara atual, que tem uma média de 51 anos.

Exemplo de juventude na próxima legislatura, o vereador Luan Cordeiro, com apenas 20 anos, é o vereador mais jovem da história do legislativo municipal. Luan promete dar prioridade para a transparência política. “Quero contar com a participação popular em todas as decisões do meu mandato, inclusive através da internet” – argumentou Luan, que também é o político mais novo entre os 202 vereadores que irão compor as Câmaras de Vereadores do Noroeste de Minas a partir de 2013.

Além de Luan (PP), irão compor o quadro de vereadores de Buritis em 2012 os eleitos Jorivê Bonfim (PSC), Emerson do Fórum (PRTB), Branquinho (PSDB), Vovôzinho e Didé (ambos do PHS), Waninha (PT do B), Gildete (PSB) e Carlos Fernando (PDT). Após as eleições, os novos vereadores deram entrevistas para a rádio Transamérica, onde agradeceram a confiança dos eleitores e o apoio de amigos e familiares.