A Prefeitura de Buritis através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer está organizando um campeonato de futebol em comemoração ao cinquentenário de Buritis. Segundo o secretário Rone Bento, a Copa Buritis 50 Anos está programada para começar no próximo dia 18 (sexta-feira) com a participação de 12 equipes – nove da cidade e três da área rural.

Os times que disputarão a competição estão organizados em três chaves. Na primeira chave estão as equipes do Vila Nova, Nacional do Passa três, São Vicente e Veredas. Pela chave B, disputarão o campeão do ano passado – Buritis, Kichute, Serra Bonita e o time Canataboca – uma fusão dos times Canaã e Taboquinha. Na chave C estão as equipes do PSG, Real Esporte Clube, Veredinha e Bandeirantes.

A primeira disputa do torneio, que acontecerá no dia 18 às 20 horas, será entre Serra Bonita – último time a conquistar o Campeonato Municipal e o Buritis – campeão da edição do campeonato Aniversário da Cidade do ano passado.

Rone Gontijo Bento, que foi o idealizador do Campeonato Aniversário da Cidade quando foi diretor de esportes entre os anos de 1999 a 2004, está de volta às atividades esportivas de Buritis como secretário de esporte. Em 2004 Rone coordenou o Projeto Segundo Tempo, que contava com a participação mais de 2.600 crianças em todo município. Naquela época  surgiram nomes como o do atacante Hugo Natanael, que hoje atua no time profissional do Brasiliense e foi formado na escolinha de futebol de Buritis.