Na quarta-feira (03) aconteceu em Buritis o 1° Encontro de Associações da Agricultura Familiar. O evento idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, contou com a presença de agricultores familiares, representantes da EMATER-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e cooperativas.

A ideia do encontro foi discutir diretrizes que fomentem a agricultura familiar no município, assim como fortalecer as associações locais de forma que o agricultor possa obter renda e contribuir com o desenvolvimento econômico do meio em que vive.

O MDA estimula o trabalhador de forma que este esteja apto a planejar e administrar melhor sua produção, e comercializá-la com os mercados institucionais e privados. Em Buritis um dos projetos que podem ser um dos principais parceiros da agricultura familiar é o Compra Direta, que adquire um percentual da produção para distribuir para entidades e projetos sociais.

Outra reunião que envolveu agricultores buritisenses aconteceu no Tatersal de Leilões do Parque de Exposição. Na ocasião, o veterinário e representante regional do IMA Dr. Antônio Marcos,  apresentou para os agricultores as vantagens do que o cartão CNA oferece para agricultores e pecuaristas.

O principal assunto discutido na reunião foi A emissão de GTAs (Guias de Trânsito Animal) eletrônicas pelo CNA Card.  foi esclarecido para todos que Além do GTA, o agricultor que tiver escrito no CNA Card pode ter acesso a uma variedades de documentos rurais que podem ser impressos em qualquer lugar, dia e horário. O serviço pode ser feito via computador, smartphones, tablets, terminais móveis eletrônicos ou qualquer outro dispositivo eletrônico com acesso à internet. No final da reunião o palestrante tirou dúvidas respondendo perguntas feitas pelos agricultores.