Na manhã de segunda-feira (28) foi realizado um mutirão de combate à dengue em todos os bairros de Buritis. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde contou com a participação de mais de 400 pessoas e retirou grande quantidade de lixo das ruas da cidade.

As ações começaram por volta de 7h nos PSFs (Programa Saúde da Família), onde funcionários da Vigilância em Saúde distribuíram kits com camisetas do evento, luvas e sacos plásticos. Além de voluntários da sociedade civil, participaram também um grande número de alunos das escolas públicas, que percorreram todos os bairros retirando lixos que podem reter água e facilitar a proliferação do mosquito transmissor. Um grande número de veículos da Prefeitura foi destacado para ajudar na coleta.

As ações de combate à dengue na cidade devem se estender pelos próximos dias, com a limpeza de lotes vagos e a fiscalização das residências. Essas ações são coordenadas pela Vigilância em Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) e conta com apoio da Secretaria de Obras e da Secretaria de Saúde. Essas medidas emergenciais foram tomadas devido ao surto da doença em Buritis neste início de ano. “Já tivemos 29 casos confirmados em 2014, e esse número pode aumentar já que outros 118 casos foram notificados”, disse Ivanildo Quintal, um dos coordenadores da campanha.

De acordo com Afonso Carlos Rodrigues, coordenador da Vigilância em Saúde do SUS, o principal vilão tem sido a consciência da população. “Temos enfrentando um grande problema em Buritis, que é a falta de participação dos moradores no combate à dengue. Nós passamos fiscalizando as casas e encontramos uma grande quantidade de lixo, retiramos e orientamos o morador sobre a necessidade de manter os quintais limpos, porém dias depois tudo está na mesma situação, quando não está pior”, disse.