Na manhã de quinta-feira (13), uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Minas Gerais detonou um artefato explosivo encontrado em Buritis.

A equipe formada pelo sargento Cunha e pelo soldado Ricardo veio de Belo Horizonte-MG exclusivamente para a detonação. O material foi encontrado por duas crianças no canteiro central em frente ao Banco do Brasil e levado por elas até o Quartel da Polícia Militar de Buritis.

Segundo a polícia, esse artefato foi abandonado pelos criminosos responsáveis pela explosão dos caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na madrugada de terça-feira (11).

Matéria relacionada: Criminosos explodem caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica em Buritis (out/2016)

O esquadrão antibomba é especializado em neutralizar variados tipos de explosivos e é equipado com tecnologias modernas e trajes antifragmentação, os mesmos usados em países como Estados Unidos, França e Inglaterra.

A detonação do artefato explosivo em Buritis aconteceu em uma área isolada a aproximadamente 20km do centro, acompanhada pelo comandante da 64ª Cia. de Polícia Militar de Buritis, capitão Vargas. Os especialistas evacuaram o Quartel da PM durante o manuseio do material, devido a sua alta periculosidade. O procedimento durou cerca de 1 hora e às 12h30 foi concluído dentro das normas de segurança.