A agência do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS em Buritis foi contemplada com o Módulo de Requerimento do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, o INSS Digital. A plataforma é uma realidade nacional utilizada em outros benefícios e agora abrange o seguro defeso disponível.

A plataforma será disponibilizada na agência do INSS e para as entidades conveniadas, as colônias de pescadores de Buritis, Unaí e Arinos. Serão atendidos os municípios de Arinos, Uruana de Minas, Dom Bosco, Formoso, Unaí, Bonfinópolis de Minas, Natalândia, Riachinho e Buritis.

“Cerca de 1700 pescadores são atendidos nesta agência. No último período de defeso foram pagos quase R$ 5 milhões em benefícios. O módulo além de agilizar todo processo ajudará a fazer uma triagem nos perfis cadastrados” disso o gerente do INSS, Mauro Antônio Gomes.

Presidentes e secretários das colônias de Buritis, Arinos e Unaí se reuniram com a Superintendência Regional do Norte e Centro Oeste para uma capacitação do sistema digital. “O programa permitirá que todo o processo seja online. Documentos, requisições e exigências poderão ser resolvidas na plataforma. Essa nova realidade traz agilidade e reduz custos para as agências e pescadores” explicou a coordenadora do seguro desemprego do pescador artesanal, Ray Ávila.

Willian Caetano, presidente da Colônia Z39 em Unaí, identificou algumas vantagens com a implantação do sistema. “Houve casos que precisamos deslocar de Unaí para Buritis e Brasília mais de cinco vezes resolvendo pendências de um único pescador. O programa nos apresenta as necessidades e possibilita a solução de imediato” afirmou.

De acordo com o gerente executivo do INSS em Brasília, Lucindo Ribeiro, o sistema já está pronto e no defeso de 1º de novembro à 28 de fevereiro todos os processos já passaram pelo INSS Digital.

Fotos: Bianca Decilis