A Polícia Militar Ambiental registrou dois incêndios de grandes proporções em Buritis nos dias 25 e 26. O primeiro foco aconteceu na quarta-feira por volta de 14h às margens da Rodovia MG-400 próximo à Vila Maravilha, 22 km distante de Buritis. O fogo se espalhou rapidamente e atingiu a fazenda Santa Maria.

De acordo com a polícia testemunhas viram uma pessoa em um carro Fiat Uno de cor branca, ateando fogo na plantação a beira da pista. Os proprietários da fazenda fizeram o combate as chamas por conta própria, já que Buritis não conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros e o caminhão pipa da Prefeitura estava ocupado atendendo a área rural.

O segundo registro de incêndio foi nas proximidades de uma vereda, em área de preservação ambiental. A queimada começou na manhã de quinta-feira, devastando aproximadamente 9 hectares de mata. Os militares estiveram no local para tentar conter o fogo.

As ocorrências foram registradas e a polícia faz investigação para identificar os autores dos crimes.

Realizar queimadas, de qualquer nível, é infração prevista na Lei 9.605, onde o acusado pode cumprir uma pena de 1 a 3 anos de prisão ou pagar multa de R$ 1.800 a R$ 3 mil por hectare ou queimada em área de preservação ambiental. Para denunciar qualquer a ação criminosa contra o meio ambiente ligue 190.

Fotos: Polícia Militar Ambiental