A AgroBrasília 2019 irá acontecer de 14 a 18 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado às margens do km 05 da BR-251, sentido Brasília – Unaí/MG.

A 12ª AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados reúne milhares de pessoas de vários lugares do país durante os cinco dias, com início na terça-feira e encerramento no sábado.

Na edição deste ano são esperadas cerca de 120 mil pessoas, segundo a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza o evento.

Entre os visitantes estarão produtores da agricultura familiar de Buritis. Uma excursão organizada pela EMATER de Buritis em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente disponibilizou um ônibus para levar os agricultores do município.

Segundo o secretário Daniel Prisco, mesmo com dificuldades financeiras a Prefeitura manteve pelo menos um veículo para levar os produtores até o evento. A excursão será no sábado (18).

O representante da EMATER em Buritis, Salvador Mariano, destaca a importância da participação dos agricultores de Buritis. “Nós aproveitamos a feira para que esses produtores aprendam novas técnicas e tragam essa tecnologia para o município”.

Empresas de Buritis também marcam presença na feira. Sebastião Ezequiel, da AVP Agronegócio, explica que há 7 anos a empresa participa do evento. “Buscamos negócios em tecnologia de controle de pragas e também em genética para alta produtividade agrícola”.

Os produtores rurais também estarão conectados à internet via fibra ótica. Bruno Ribeiro, da Conex Internet, ressalta a importância da internet para o agronegócio. “O homem do campo precisa estar em contato com seus fornecedores, saber detalhes da meteorologia, segurança e monitoramento de sua propriedade. Nós estamos fornecendo internet de alta velocidade para a feira e essa é uma realidade que veio pra ficar”, destacou.

Segundo a organização da AgroBrasília, no ano passado foi movimentado R$ 1,1 bilhão em negócios e a expectativa para esse ano é que essa cifra chegue a R$ 1,5 bilhão. A entrada é franca.