Cerca de 40 atletas participaram no dia primeiro de setembro da primeira maratona da independência de Mountain Bike de Buritis. O inicio oficial das provas aconteceu no Posto Beira Rio, que fica às margens da MG 400. A competição foi dividida em 2 trajetos, um com 53 km – percurso feito pela maioria dos inscritos – e outro com 79 km, esse contou com a participação de atletas com experiência em grandes competições.

Na principal disputa, Buritis levou a Melhor. Na categoria Master A, dobradinha buritisense, Joaquim Souza ocupou o lugar mais alto do pódio acompanhado por Ernani Júnior. Na terceira posição ficou o ciclista paracatuense Adenaldo Gonçalves Sousa.

Joaquim, que também conquistou um troféu por ter completado a subida da serra primeiro, parte mais desafiadora do percurso, ficou em primeiro lugar na classificação geral da maratona.

Buritis ainda venceu em outras duas categorias. Na disputa por duplas, João Gabriel e Rafael Oliveira completaram a prova com 01:54 conquistando a primeira posição no pódio.

Na categoria Master B, ciclistas de 40 a 49 anos, Vinícius Neri que já representou Buritis em várias corridas pelo Brasil completou a prova em 02:55.