A primeira etapa da campanha de nacional de vacinação contra o sarampo começou no dia 7 de outubro e termina no dia 25 do mesmo mês. As doses da vacina tríplice viral – que também protege contra a caxumba e a rubéola estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Buritis.

A campanha foi dividida em dois grupos. Até o dia 25 de outubro, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ou seja, até um dia antes de completa 5 anos. Haverá um dia D no 19 de outubro, sábado.

Em novembro será a vez do segundo grupo, que são pessoas de 20 a 29 anos. A vacina será aplicada de 18 a 30. O dia D para esse etapa será no dia 30 de novembro.

A transmissão da doença ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar um atendimento médico.

Quem perdeu o cartão de vacina deve procurar também a unidade de saúde. A equipe da Secretaria de Saúde está aproveitando a campanha para atualizar a caderneta de vacinação.

O número de casos confirmados de sarampo em Minas Gerais chegou a 41, segundo o balanço divulgado na quarta-feira dia 9 pela Secretaria de Estado de Saúde. Outros 650 estão em investigação. A Meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público alvo, estimativa que se estende também para os municípios.

Os sintomas do sarampo são: febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta. Mas o vírus também pode causar pneumonia, dano cerebral permanente, surdez, parto prematuro, bebês com baixo peso ao nascer e morte.

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, a forma mais eficaz de proteger crianças, adolescentes e adultos.