Entre os dias 09 e 13 de setembro os partidos PDT, Solidariedade, PT, PSDB, PL e PTB em Buritis realizaram convenções e escolheram os pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores que pretendem concorrer às eleições 2020. Ao todo, serão 3 candidatos com intenção de concorrer ao Executivo e 71 ao Legislativo. As siglas têm até o dia 26 de setembro para solicitar o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Na quarta-feira (09) o Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou para reeleição Dr. Keny Soares. Na ocasião a legenda anunciou 13 candidatos ao cargo de vereador. O pré-candidato a vice-prefeito escolhido foi o Rufino Folador (Solidariedade). A sua homologação ocorreu na sexta-feira (11) na reunião do partido na casa do presidente da legenda, Salvador Mariano. O Solidariedade divulgou dez candidatos para a Câmara Municipal, totalizando 23 com a união dos dois partidos.

Também na sexta, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou seus candidatos. Para concorrer ao Executivo, a legenda lançou a atual vereadora Camila Almeida para prefeita e Lenício Santos, vice-prefeito. Para o Legislativo foram lançados 12. O PT irá para a disputa sem coligação.

A última convenção ocorreu no domingo (13) no Plenário da Câmara Municipal e homologou a candidatura de João Flávio (PL) para prefeito e Pedro Paulo (PTB), vice-prefeito. Foram realizadas convenções de 3 partidos: PSDB, PL e PTB, que também homologaram os nomes que concorrerão às vagas no Legislativo. Ao todo foram 36 pré-candidatos a vereadores apresentados.

Devido à pandemia de Covid-19 a Câmara dos Deputados e Senado aprovaram no mês de julho a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) adiando as eleições para o dia 15 novembro (primeiro turno) e 29 do mesmo mês o segundo turno – o calendário original previa o primeiro turno das eleições em 4 de outubro e o segundo turno, em 25 de outubro.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Buritis tem 18.723 eleitores aptos a votar.