O Abrigo João da Silva Santarém confirmou na manhã de sexta-feira (11) que um idoso testou positivo para covid-19. De acordo com a nota publicada na rede social pela administração da entidade, ele foi encaminhado para Unidade Mista de Saúde (Postão) e em seguida para um hospital em Unaí-MG, por ser um residente diabético e de risco. O seu estado de saúde é estável.

O Comunicado esclarece ainda que foram isolados outros 11 residentes em um dos pavilhões da instituição pelo fato de estarem com sintomas gripais. Todos passaram por testes rápidos e o resultado foi negativo. De toda maneira, o grupo passará por exames mais detalhados e vai continuar separado dos outros residentes até receber os resultados.

Alguns funcionários também passaram por teste rápido, mas nenhum testou positivo para o vírus. Atualmente 66 idosos moram no Abrigo. Desde o dia 16 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial por consequência da covid-19, as visitas estão suspensas e a entidade afirma seguir rigorosamente as determinações das autoridades sanitárias.