Quem ainda não atualizou a caderneta de vacinação da criança ou o seu próprio documento ganhou mais uns dias para fazê-lo. A campanha de multivacinação contra o sarampo e a poliomielite, que terminaria no dia 30 de novembro, foi prorrogada até a sexta-feira (4) em todo o Estado de Minas Gerais.

Franciele Alves, Coordenadora de Epidemiologia de Buritis, avalia que a baixa procura pelas vacinas que estão no calendário nacional de saúde tem relação com a pandemia da Covid-19, que afastou as pessoas das Unidades de Saúde.

“Devido à pandemia e a baixa procura desses referidos grupos, o Estado viu a necessidade de estar postergando a campanha até o dia 4 de dezembro para atingir a meta de imunização do público alvo em até 95%”.

A campanha atinge três públicos: crianças, adolescentes e adultos.

“O primeiro é o sarampo, que são para pessoas entre 20 a 49 anos. Elas podem procurar a unidade de saúde para estar recebendo uma dose extra. A segunda é a campanha de multivacinação, que é para crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A terceira é a da poliomielite, para crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade,” explicou Franciele Alves.

As pessoas que tem interesse em atualizar o cartão de vacinas devem ligar na unidade de saúde de seu bairro para agendar, ou procurar o agente de saúde responsável.

Quem mora na área rural deve procurar a Sala de Vacina ao lado da Unidade Mista de Saúde (Postão). Vale lembrar que para entrar nos centros de saúde é obrigatório o uso de máscaras, exceto em crianças de até 2 anos.

Os responsáveis devem levar a caderneta ou cartão de vacinação para conferência do histórico de vacina e uma melhor avaliação das doses pendentes.