Católicos de Buritis celebraram a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. A data marca o início do período da Quaresma – preparação para a Semana Santa – tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e caridade.

As Igrejas Nossa Senhora Aparecida, no Israel Pinheiro, Santa Luzia no bairro Taboquinha e a Matriz Nossa Senhora da Pena no Centro da cidade receberam os fiéis, que por sua vez, usando máscaras e buscando obedecer o distanciamento social, assistiram às missas celebradas à noite.

Este ano, em razão da pandemia da Covid-19, as missas realizadas tiveram que ser adaptadas. A imposição das cinzas aconteceu de forma diferente. Ao invés de os fiéis caminharem até o padre, foi o sacerdote, usando máscara, que circulou entre os presentes, a fim de preservar o distanciamento entre as pessoas. As cinzas foram depositadas nas cabeças dos fiéis, que também foram orientados ao uso da máscara.

A Quarta-feira de Cinzas também é marcada, em todo o Brasil, pela abertura da Campanha da Fraternidade, que será ecumênica este ano com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.