As atividades do Mercado Municipal do Produtor estão suspensas por 10 dias. De acordo com a fiscalização da Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, o local foi autuado no domingo (21) por descumprir medidas do decreto municipal publicado pela prefeitura no dia 17 de março com validade até o próximo dia 31.

Após denúncia anônima, os fiscais foram até o Mercado, localizado na Avenida Central, no centro da cidade e flagraram os feirantes e clientes sem o uso de máscara, item essencial para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19). Além disso, não estava sendo feito o controle de fluxo de pessoas no interior do estabelecimento, aumentando o risco de aglomeração, conforme justificou o órgão.

O Mercado Municipal do Produtor funciona diariamente, mas é no domingo que o movimento é intenso. Os produtores rurais do município vendem os itens cultivados em suas propriedades, como hortaliças, frutas, verduras, raízes (mandioca, batata doce, cenoura), derivados do leite (queijo, requeijão e doces) e até alimentos preparados na hora, como pastel, caldo de cana, tapioca e outras variedades.

Outro estabelecimento foi autuado e teve que fechar as portas pelo período de 10 dias. Uma loja de auto peças, localizada na Avenida Bandeirantes, no centro, foi recebida na quarta-feira (24) por fiscais que observaram o não cumprimento das medidas sanitárias, dentre elas, o não uso correto da máscara facial.

Ainda segundo a equipe da fiscalização sanitária, ao passar por estabelecimentos comerciais é feita a orientação para reforço das medidas de segurança. A Vigilância em Saúde destaca a importância do uso correto das máscaras, assim como o álcool em gel, lavar as mãos sempre que possível e evitar aglomerações.