Pouco mais de um ano após instalar uma barreira sanitária na entrada da cidade como medida para conter a entrada e disseminação do coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Buritis repete a estratégia e direciona funcionários para fiscalizarem a entrada de pessoas.

A barreira conta com fiscais e enfermeiros que verificam possíveis sintomas do vírus e coletam dados de quem entra no município. Na manhã de quinta-feira (1º), véspera do feriado de Sexta-feira Santa, o movimento já era muito intenso.

Os fiscais apuraram que no primeiro dia até o fim da tarde mais de 300 carros passaram pela barreira sanitária. Alguns trabalham em outros municípios e tem residência em Buritis. Boa parte dos abordados estavam somente de passagem e tinham como destino cidades vizinhas.

Segundo o prefeito Dr. Keny Soares, que participou de algumas abordagens no local, se a pessoa estiver com a temperatura corporal acima de 37.7°C e apresentar sintomas gripais, deve ser encaminhada imediatamente para o Centro de Atendimento Covid-19, localizado próximo à Unidade Mista de Saúde (Postão). No primeiro dia de ação, nenhum caso necessitou encaminhamento.

A barreira sanitária ficará instalada no local durante todo o feriado.