Na sexta-feira (25) uma reunião marcou o início das atividades do Projeto Rota da Fruticultura em Buritis. Iniciativa dos Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o projeto contempla cidades que pertencem à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e do Entorno (RIDE-DF).

Estiveram presentes a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, o prefeito Keny Soares, e o presidente da Câmara Municipal, Flávio Galvão. O evento também contou com a participação de autoridades regionais como prefeitos e vereadores de Buritis e de cidades vizinhas, além de técnicos e superintendes de órgãos como Codevasf, Conab e Emater.

O evento teve início com a realização de oficinas que tiveram como finalidade discutir ações e propor soluções e estratégias para estruturação da Rota da Fruticultura no município. O momento de troca de experiências aconteceu acerca de temas como crédito rural, manejo, produção e comercialização de produtos.

Além de Buritis, mais três cidades de Minas fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE-DF). Entre elas, Unaí e Arinos estiveram representadas no encontro através dos seus prefeitos José Gomes Branquinho e Marcílio Almeida, respectivamente.

O Coordenador da Rota da Fruticultura, Luiz Curado, destacou a importância do projeto para a região e o potencial que Buritis tem para desenvolvê-lo. Ele explicou passo a passo como a Rota da Fruticultura deve ser executada. Para o coordenador, levantar as demandas que os agricultores apresentaram nas oficinas será fundamental. Representante da Codevasf, Curado já adiantou a necessidade do aperfeiçoamento e reforço da energia: “precisamos de energia trifásica aqui”, destacou.