No dia 7 de agosto a Lei Maria da Penha completou 15 anos de promulgação. É uma grande conquista para as mulheres brasileiras que sofrem por diversos tipos de violências no contexto doméstico e familiar. Para reforçar o objetivo da lei, foi criado a Campanha Agosto Lilás para fortalecer a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

As vítimas de violência são acolhidas no Centro de Referência da Mulher (CRM), localizado na Avenida Nossa Senhora da Pena no bairro Taboquinha. No local elas contam com atendimento psicológico, social e jurídico.

Na parte jurídica, a mulher tem a sua disposição o auxílio de uma advogada para orientá-las a cada caso específico. Os casos de violência contra mulher tem aumentado durante a pandemia. Em 2020 o CRM atendeu 35 mulheres e nos primeiros oito meses deste ano, 25 estão sendo assistidas.

A Campanha do Agosto Lilás, organizada pelo Centro de Referência da Mulher tem o apoio das polícias Militar e Civil e Promotoria de Justiça da Comarca de Buritis.