O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participaram na manhã de sexta-feira (17) do lançamento do projeto Pró-Águas Urucuia, na cidade de Arinos-MG. O evento aconteceu na Fazenda Nevada e contou com a presença dos ministros Augusto Nardes do Tribunal de Contas da União, Rogério Marinho do Desenvolvimento Regional, deputados, senadores, prefeitos e vereadores.

Pró-Águas Urucuia é um projeto que compõe o programa de revitalização e desenvolvimento rural sustentável na bacia hidrográfica do rio Urucuia, que integra o Programa Águas Brasileiras, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O Rio Urucuia é um dos principais afluentes do Rio São Francisco e nos próximos anos deverá receber R$ 105 milhões em recursos que serão aplicados em iniciativas de proteção ambiental.

O Programa Águas Brasileiras, atenderá 12 cidades de Minas Gerais, são elas, Buritis, Formoso, Arinos, Chapada Gaúcha, Urucuia, Riachinho, Bonfinópolis de Minas, Santa Fé de Minas, Unaí e Uruana de Minas, São Romão, Pintópolis e duas em Goiás, Formosa e Cabeceiras.

No decorrer do evento, o ministro Rogério Marinho anunciou a entrega de 371 máquinas e equipamentos, que vão beneficiar 24 municípios da região Noroeste do estado. Conforme o Governo, o maquinário poderá ser utilizado pelas prefeituras na revitalização de áreas degradadas e em atividades diversas de produção e apoio.