A quarta-feira de cinzas, que é o dia seguinte ao Carnaval, também é chamado de Dia das Cinzas. Em Buritis fiéis participaram de celebrações nas duas paróquias do município, tanto na Santa Luzia, no taboquinha e quanto na nossa senhora da Pena no Centro da cidade.
Neste ano as principais celebrações receberam um número bem superior ao do ano passado. Apesar do aumento de fiéis acompanhando presencialmente as celebrações, as comunidades não deixaram de seguir os protocolos estabelecidos no início da pandemia como a aferição da temperatura e higienização das mãos com álcool.
Por causa da pandemia, assim como no ano passado, no momento da imposição da cinza o sacerdote coloca uma pequena porção na cabeça dos fiéis. Para evitar o contato, por causa das pandemia, a forma tradicional, que é marcar o sinal da cruz na testa, está vedado.
A quarta-feira de cinza além da quaresma marca também o inicio da campanha da fraternidade com o tema: “Fraternidade e Educação” com o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.