O Centro de Tradições Gaúchas de Buritis (CTG Nova Querência) realizou entre os dias 26 e 29 de maio a 18ª edição do Rodeio Crioulo Interestadual. O evento contou com a participação de diversos grupos tradicionalistas da região e de outros estados como Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Bahia.

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã de sábado (28), momento em que foram hasteadas as bandeiras do Brasil, dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, de Buritis e dos CTGs presentes. O presidente da Câmara Municipal de Buritis, vereador Faguinho Mendes, deu boas vindas a todos os competidores e visitantes.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino Rio Grandense, Maria de Fátima Brezolin (Chica Taborda) fez uma homenagem ao ex-prefeito  Pedro Jary Taborda, grande apoiador da cultura gaúcha e figura singular nas realizações do CTG Nova Querência que faleceu vítima da covid-19 em outubro de 2020. Na homenagem, foi destacada a importância da família Taborda e o que ela significa para a comunidade buritisense.

O rodeio crioulo deste ano marcou o retorno dos eventos abertos ao públicos realizados pelo CTG de Buritis. De acordo com os organizadores, mais de R$ 50 mil reais em prêmios foram distribuídos na competição dentre as várias categorias com a participação de 180 laçadores.