A volta da tradicional festa do Pernambuco em 2022  aconteceu em 14 de maio, sábado e teve início com uma cavalgada que saiu da fazenda TV, proprietário Roberto de Carvalho, “Robertão”, em direção à comunidade. Os cavaleiros e amazonas se reuniram para compartilharem de um café oferecido pelo pelos organizadores. Antes, os cavaleiros e convidados participaram de um momento de oração e receberam uma benção especial do Padre Vartene.

Homenageando dois icônicos cavaleiros que faleceram, puxando a cavalgada uma mensagem em faixa im memoriam de Vitalino Fonseca e Antônio Durães. Ambos eram figuras muito queridas nos movimentos de cavalgadas.Antes de rumar para a comunidade, ponto final da festa, como é de costume a cavalgada passou por ruas importantes ruas de Buritis. 

Figura muito querida nas cavalgadas, Dona Anália, uma das coordenadoras e fundadora do Clube do Cavalo fez questão de cumprimentar os participantes e também, sempre atenta, até colaborou no controle do trânsito sempre zelando com a segurança do evento.

Pausa para refrescar, descanso merecido tanto para os animais quanto para os cavaleiros. Edilson Neri, que também é cavaleiro e participou do passeio, ofereceu em sua propriedade um lanche para os participantes que aproveitaram o momento para descontrair e até para fazer uma graça.

Depois de aproximadamente 4 horas, após percorrerem por propriedades dos Pernambucos 1 e 2, as comitivas retornaram a MG-400 já próximo a comunidade, cavalgando para os instantes finais do percurso.

À noite teve forró no galpão da comunidade. Léo Lima animou os festeiros com grandes sucessos dançantes, fechando com chave de ouro mais uma festa tradicional da Festa do Pernambuco.