Na manhã de quarta-feira (8) os alunos do 1º ano do ensino médio da escola estadual Argemiro Antônio do Prado visitaram a unidade de coleta seletiva de recicláveis, a Associação Vale do Urucuia, próxima à garagem municipal. A professora de geografia Ana Paula Teixeira teve a iniciativa de levar os educandos para conhecerem o espaço e aprenderem sobre como funciona o processo de coleta, separação, prensa e comercialização dos materiais.

Na ocasião, o presidente da associação, Vanderlei Tiago, falou sobre o valor de cada tipo de material, bem como a matéria-prima e para quais produtos servem. Os alunos aprenderam, por exemplo, que caixas de leite UHT podem ser transformadas em resistentes telhas ecológicas com a resistência de 30 anos. A diferenciação dos materiais e sua utilidade no processo da reciclagem também foi explicada para os alunos.

A associação Vale do Urucuia estima que aproximadamente 16 mil toneladas de material reciclável são coletadas todos os meses nos comércios e residências de Buritis. A associação, que tem mais de 10 anos de atividade, é declarada de utilidade pública pela Câmara Municipal de Buritis, ou seja, está apta a receber recursos públicos para desenvolver suas atividades.