Na igreja matriz de Nossa Senhora da Pena, a celebração foi presidida pelo padre Vartene e contou com a participação de todos os servos da eucaristia da paróquia. Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por finalidade celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Uma das particularidades da celebração é a confecção de tapetes pelas comunidades paroquianas. Na noite da data anterior, os fiéis se organizam para criarem um extenso tapete feito em sua maioria em serragem e com representações das figuras sacras da igreja. Ponto alto da celebração, após a comunhão acontece a exposição do corpo de cristo em um ostensório e após a procissão eucarística.

Após a procissão ao redor da igreja, o padre conduziu o santíssimo sacramento em uma carreata por ruas da cidade. Após a celebração, as comunidades se reuniram para limpar os locais em que foram confeccionados os tapetes. A maioria das comunidades guardam o material, que em sua maioria deve ser utilizado no próximo ano.