No dia 8 de Setembro, dia da padroeira de Buritis, Nossa senhora da Pena, a comunidade católica participou das celebrações que marcaram o encerramento da novena em honra e louvor à santa. Na parte da manhã a missa na igreja Matriz do centro contou com a participação de centenas de fiéis, que acompanharam de dentro e de fora da igreja. A celebração Eucaristia foi presidida pelo padre José Vicente Damasceno, que já foi pároco da igreja de Buritis. 

Um ponto alto da celebração foi quando um tecido azul, representando o manto de Nossa Senhora, foi passado sobre os fiéis, um momento de muita emoção, fé e devoção.

No momento final da celebração, os fiéis que receberam graças através da intercessão de Nossa Senhora da Pena apresentaram seus testemunhos para toda a igreja. 

Tradicionalmente aconteceu uma confraternização nas instalações das barracas da festa. O café comunitário conta com a colaboração de todas as comunidades que contribuem para a realização. 

Também na Matriz do Centro, na parte da noite, aconteceram os instantes finais da novena de 2022 de Nossa Senhora da Pena. Tradicionalmente a celebração final conta com a presença do bispo diocesano. Tradição mantida. Dom Jorge Bezerra, Bispo da diocese de Paracatu, presidiu a missa de encerramento.