A Secretaria de Saúde registrou os primeiros casos de dengue que foram confirmados já nos primeiros dez dias de 2023. Os dois casos tratam-se de pacientes dos bairros Estância dos Ipês e  Canaã. Como medida para conter o avanço dos casos o Setor de Endemias está com operação de dedetização em alguns pontos estratégicos nos bairros onde os focos foram detectados.

Afonso Carlos, coordenador de endemias, conta com a colaboração da população no decorrer do ano. Ele alerta para o eventual aumento de casos, pois o período chuvoso ainda deve se prolongar por várias  semanas. 

Em entrevista à Rádio Clube FM, o coordenador chamou a atenção dos donos de lotes vagos, que são os espaços onde há o maior número de ocorrência de focos do mosquito.  

Para reforçar a luta contra o avanço dos números, na próxima semana, de acordo com a Endemias, deve chegar a Buritis a Moto Fog, uma motocicleta adaptada com um sistema de pulverização. No ano passado, o equipamento foi usado em Buritis e na ocasião percorreu todas as ruas da cidade.