No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) falou sobre as atividades de prevenção e acompanhamento realizadas em Buritis. Neste ano, a estratégia foi implementada nas escolas, envolvendo alunos, professores e coordenadores pedagógicos.

Segundo a coordenação, durante o período da pandemia, houve uma significativa redução nas denúncias de casos de abuso. No entanto, com o retorno das aulas presenciais, o número voltou a aumentar.

Diante disso, a equipe decidiu intensificar os trabalhos nas salas de aula, acreditando que o ambiente escolar inspira mais confiança para denunciar tais casos. Nos últimos cinco anos, o CREAS acompanhou mais de 60 denúncias.

A estrutura conta com uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados que atuam em conjunto com outros órgãos importantes no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar, a Polícia Civil e o Ministério Público.