A biblioteca pública Gonçalo Rodrigues Ferreira está promovendo um projeto de leitura com a finalidade de incentivar a prática de leitura e especialmente atrair leitores a visitarem o espaço.

O Podium da Leitura reúne alunos da rede pública municipal e de acordo com a professora responsável, Djanine Elaine Alves, um dos objetivos é fazer com que os alunos passem a ter interesse também pela leitura em livros físicos, já que, devido à popularização das telas, a maneira mais tradicional de leitura tem caído em desuso.

A biblioteca municipal, que recentemente passou por uma reforma, conta com um espaço para pesquisas na internet, inclusive com disponibilidade de impressão gratuita. O espaço conta também com uma infinidade de títulos de diversas categorias que variam dos clássicos universais até livros de culinária. Nas prateleiras também é possível encontrar títulos importantes da literatura nacional e publicações de poetas e escritores de Buritis.

A Biblioteca Municipal fica na Rua Paraná, no centro da cidade, aberta de segunda a sexta-feira. A coordenação destaca que o acesso aos livros e os empréstimos são voltados para toda a comunidade, inclusive o uso dos computadores.