Produtores rurais de Buritis e região estão enfrentando uma situação crítica por causa da falta de chuvas nas últimas semanas. As lavouras de milho, feijão e soja estão sofrendo com a seca e muitas já foram perdidas ou terão que ser replantadas.

Segundo o produtor rural Jober Vinhas, que concedeu uma entrevista à rádio Clube FM na manhã de segunda-feira (11), há um misto de expectativa e frustração entre os agricultores, que esperam pelas chuvas que são previstas, mas que não se concretizam. “O momento é bastante delicado para nossa agricultura de Buritis, Formoso e toda região, inclusive outros estados como Mato Grosso e Goiás, que continuam passando por momentos difíceis”, disse ele.

Jober Vinhas afirmou que as perdas já existem e que não há um número exato, pois muitos produtores nem gostam de falar sobre o assunto. Ele relatou que muitas lavouras de feijão já estão perdidas e que as de soja recém-nascidas ou em crescimento também estão prejudicadas e com potencial produtivo bastante afetado. “Havendo chuvas essa semana ainda se salva um bom bocado de lavoura, mas existe uma previsão de volume maior de chuvas a partir do dia 20 de dezembro, que está se desenhando aí um volume considerável, o que faria com que os agricultores replantassem algumas lavouras de soja já bem atrasadas no final de dezembro ou início de janeiro”, explicou.

Ele também disse que o milho seria plantado como se fosse uma safrinha em janeiro, mas que o feijão provavelmente não seria replantado, pois tem um custo de replantio muito elevado.

O produtor ainda falou sobre a situação da pecuária, que também está passando por um momento complicado, pois não há pasto, e com isso o gado está magro, com as pastagens bastante prejudicadas na região.

“Essa é a nossa situação como produtor, de ter angústia, expectativa, frustração, esperança, essa é a situação da agricultura da região”, concluiu.