Na sexta-feira da paixão (17) fiéis católicos movimentaram as ruas de Buritis na tradicional Via-sacra. Nos últimos 2 anos a paixão de cristo vinha sendo celebrada com restrição à participação dos fiéis, por causa da pandemia. Neste ano a igreja voltou a celebrar a paixão de cristo e seguiu o itinerário tradicional, passando pela maioria das capelas da cidade. 

A procissão saiu da Matriz do bairro Taboquinha próximo das 6h da manhã. Pelo fato de a campanha da fraternidade estar voltada à educação, a escola Antonino Cândido foi uma das estações da Via-Sacra. 

Em todas as estações foram feitas encenações e reflexões dos últimos minutos de Cristo na cruz. Após três horas e cinquenta minutos de caminhada e percorrido praticamente nove quilômetros a via sacra terminou na matriz do centro. 

Como estava previsto na programação, na noite de sexta jovens da paróquia Santa Luzia, organizaram a via sacra ensaiada. Apesar da chuva no início do espetáculo a peça saiu da Matriz do Centro em direção a Matriz do Taboquinha. Compenetrados os atores conseguiram representar bem o sofrimento de cristo no caminho do calvário.  A crucificação foi rememorada na praça da igreja, que foi tomada pelos fiéis.