Buritis definiu os votos para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, no primeiro turno das eleições de 2022, realizado no domingo (2). às oito horas da manhã os portões foram abertos.
Na parte da manhã todos os pontos de votação apresentavam intensa movimentação e longas filas. O que indica que o eleitor prefere ir às urnas nas primeiras horas do pleito.
No fim da tarde, já com a votação encerrada, o Comandante da Polícia Militar, Capitão Raniere Freitas, falou sobre como foi o dia de eleições em Buritis.
No tocante a apuração, Buritis não acompanhou o ritmo nacional, pois os dados eleitoraissó foram lançados no sistema depois da chegada das urnas da cidade vizinha de Formoso, que faz parte da zona eleitoral de Buritis. No município, 25,61% dos eleitores não compareceram para votar.
Em Buritis, Jair Bolsonaro, do PL, foi o candidato mais votado para a Presidência da República com 48,08% dos votos (6.588 votos), enquanto Lula (PT) foi a escolha de 46,11% dos eleitores (6.318 votos) do município.
Para o cargo de governador, Romeu Zema, do Novo, foi reeleito recebendo 56,32% dos votos (7.056 votos) entre os eleitores de Buritis (MG). Para o Senado, Cleitinho Azevedo (PSC) liderou as escolhas do município, com 5851 votos.
Na eleição parlamentar, Greyce Elias foi a mais votada pela cidade para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 2.460 votos. Para o cargo de deputado estadual, Arlen Santiago foi o mais votado pela cidade com 2.229.
Mesmo a eleição decidida para governador no primeiro turno em Minas, o buritisense tem compromisso marcado às urnas. No próximo dia 30 de outubro acontecerá o segundo turno que decidirá quem será o presidente da república. Vale lembrar que quem não votou no primeiro turno, se estiver em dias com a justiça eleitoral poderá votar normalmente.