Apesar de ainda continuar como vice-prefeito de Buritis, Rufino Folador anunciou que não faz mais parte do grupo político que administra Buritis. Ele fez o comunicado através de um áudio enviado num grupo de WhatsApp do governo que circulou pelas redes sociais.
Em entrevista à rádio Clube FM 91.9 e ao site Mais Buritis, Rufino diz ter perdido espaço dentro do grupo e cita até o secretário de administração, Antonino Júnior, como figura que tem papel de gestor, quando, na verdade, apesar de secretário, ele não foi eleito pelo povo.
Rufino Folador tem como base política a região do Distrito de Serra Bonita, foi vereador em Buritis de 2009 a 2012, sendo presidente da Câmara no ano de 2012.
Nas eleições de 2016 e 2020 venceu as eleições ao cargo de vice-prefeito e também ocupou o cargo de Secretário de Obras de 2021 até janeiro de 2023. Rufino ocupou o cargo de Prefeito em exercício por diversas vezes durante os afastamentos para tratamento de saúde do prefeito Dr. Keny Soares, inclusive quando o titular foi acometido pela covid-19.