A escola estadual José Gomes Pimentel, no Centro de Buritis, foi alvo de criminosos durante o final de semana. A polícia foi acionada na manhã de segunda-feira (23) após uma funcionária perceber que a secretaria estava revirada e com computadores jogados no chão.

De acordo com a diretora Maria de Lurdes Magalhães, peças de 5 computadores do setor administrativo da escola foram furtados. Ao todo foram levados 6 HDs externos, 12 memórias RAM, 5 gravadoras e leitoras de DVDs, 6 processadores, 5 fontes e 5 dissipadores. “Calculamos o prejuízo em mais R$ 6 mil, além dos danos na estrutura física da escola e recuperação dos dados administrativos” lamentou a diretora.

Prestes a dar início às aulas, a vice-diretora Geni Ramos afirmou que o maior prejuízo foi a perda dos dados escolares de alunos e professores. “Informações sobre os alunos, funcionários e as designações que precisam ser feitas ainda nesta semana estavam em três dos computadores furtados. Contamos com a polícia e a sorte para recuperar esse material” disse.

O prédio escolar está em reforma e não conta com equipamentos de vigilância. Segundo a direção, o Estado não envia verba para contratação de um funcionário da área de segurança. “Nossa alternativa é cobrar o retorno da parceria com a Prefeitura, para contratar um vigilante e prevenir a ação de criminosos” destacou a vice-diretora.

Há duas semanas a escola havia recebido da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais seis computadores novos e três deles foram alvos do furto. De acordo com a diretora, o estado oferece verba para manutenção e custeio do setor de informática, que será usada para remediar os prejuízos do crime.

Outros Furtos

A Polícia Militar registrou entre os dias 20 e 22 de janeiro outros três furtos em Buritis. Na noite de sexta-feira (20), uma residência na rua Rio Grande do Norte, no bairro Taboquinha, foi alvo de um ladrão que saltou o muro da casa, arrebentou o blindex da janela e furtou um botijão de gás e R$ 100.

Na madrugada de sábado, a polícia foi acionada no bairro Veredas para registrar duas ocorrências. A primeira foi às 5h40 na rua Joaquim Brochado, onde o dono de uma construção foi lesado. Levaram 6 treliças de construção, um saco de cimento e um carrinho de mão.

A segunda ocorrência aconteceu às 6h30 em uma residência na Travessa Caitité. De acordo com a polícia, o ladrão arrombou as grades da janela e furtou um celular Samsung Galax J1.

Em todas as ocorrências os criminosos ainda não foram identificados. A polícia segue investigando os casos.