O Mais Buritis visitou nesta semana o Laticínios Vale dos Buritis, que há 25 anos trabalha na produção de produtos lácteos na cidade. Atualmente a empresa recebe diariamente 30.000 litros de leite, provenientes de produtores rurais do município e também cidades circunvizinhas, e emprega 53 funcionários. A fábrica de lácteos nesse momento está passando por uma ampliação nas instalações industriais e administrativas visando o aumento de espaço para a fabricação de novos produtos. Hoje a empresa fabrica cerca de 14 produtos em aproximadamente 33 apresentações diferentes, e vende para todos os estados brasileiros.

O principal motivo da visita foi conhecer a nova Estação de Tratamento de Efluentes, que por muito tempo operou sem a eficiência necessária. Os vizinhos da fábrica sofreram por muitos anos com o cheiro forte exalado pela ineficiência da antiga Estação de Tratamento que não suportava o volume de efluentes a ser tratado. Com uma nova administração desde 2006, e uma responsabilidade voltada para as questões ambientais, a realidade agora parece ter mudado.

Uma Estação de Tratamento moderna foi construída dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental, tornando todo o processo de tratamento realizado com a mais alta precisão, eliminando assim o mau cheiro que afetava a vizinhança. “Foi uma benção, o cheiro forte não existe mais”, afirmou Dona Astrogilda Mendes, que mora há mais de 50 anos no lugar.

Depois de realizado todo o processo de tratamento, o efluente já livre de qualquer contaminante, é escoado para a vereda, seguindo todas as exigências da FEAM, órgão que regula e fiscaliza as questões ambientais no estado, e que também fiscaliza a referida empresa.

 

1 comment
  1. É muito bom ver que indústrias estão acreditando e investindo em Buritis. Gerando empregos e renda para a comunidade local. Nosso município é uma potência na produção de matéria prima bruta: leite, carne, soja, milho, feijão e outras. Manufaturar estas matérias primas e agregar valor econômico a elas por aqui mesmo ao invés de mandar tudo para fora, traria para Buritis muito mais vantagens, alavancando o progresso e melhorando o nível da qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Comments are closed.