Todos os anos às vésperas do período da quaresma, a Igreja Católica por meio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) publica o tema da Campanha da Fraternidade, que busca apresentar temas importantes para a sociedade. O tema para o ano de 2012 é “Fraternidade e Saúde Pública”.

No dia 16 de fevereiro o pároco de Buritis, padre Regis Antônio, se reuniu com alguns educadores para discutirem como esse tema será trabalhado no ambiente escolar. Diretores e professores de escolas públicas e particulares começaram a pensar como o tema será desenvolvido durante todo o ano letivo. “É preciso tirar o hábito das pessoas  pensarem que a Campanha da Fraternidade é exclusiva da quaresma, a sociedade deve viver no clima da campanha o ano inteiro”, afirmou Iolanda Magalhães, educadora e ex-secretária municipal de saúde.

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade foi no dia 22 de fevereiro, com a celebração da Missa de Cinzas, que foi presidida pelo pe. Régis na Igreja Matriz. Pelos próximos 40 dias os católicos irão celebrar o tempo da quaresma, que para a igreja do mundo inteiro é um tempo reservado para a reflexão,  conversão espiritual e penitência.