Na segunda-feira (21) começaram oficialmente as atividades da 13ª legislatura. Os vereadores eleitos em outubro do ano passado e empossados em janeiro participaram da 1ª reunião ordinária presidida pelo Professor Branquinho (PSDB) – presidente da casa que abriu a reunião cumprimentando o público presente e convidando a vereadora Gildete para fazer uma oração.

Estavam presentes o prefeito João do Caixão (PSDB), o vice-prefeito João Flávio, ex-vereadores e alguns membros do secretariado municipal. Todos os vereadores estavam presentes, exceto o vereador Jorivê Bonfim (PSC) que justificou sua ausência à mesa diretora.

Já na primeira reunião os vereadores apresentaram uma série de indicações sugerindo à administração pública algumas providências. A primeira indicação proposta na reunião foi da vereadora Waninha (PT do B), que sugeriu a construção do muro da Escola Municipal Antonino Cândido, e também a providência de um meio de transporte para os agentes comunitários de saúde da zona rural.

O vereador Emerson do Fórum (PRTB), primeiro secretário, cobrou em requerimento informações sobre a construção do Matadouro Municipal bem como a assinatura do convênio que prevê a pavimentação asfáltica do Bairro Taboquinha.

O vereador Vovozinho (PHS) também apresentou cobranças. Sugeriu à prefeitura programar a limpeza em todos os bairros e agilizar o término das calçadas no Bairro Jardim, obra começada na administração passada.

O vereador  Carlos Fernando (PDT) não apresentou indicação, mas antecipou ao governo municipal cobranças quanto a reparos nas faixas de pedestres para possibilitar o acesso à cadeirantes, principalmente em frenta à Prefeitura e ao Banco do Brasil.

O vereador Luan Cordeiro (PP) cobrou a instalação de número telefônico para atendimento médico de urgência (192) e a instalação da iluminação pública em algumas ruas do Bairro Veredas, como na Rua Caitité e na Rua Monte Azul.

O vereador Didé (PHS), vice-presidente da Câmara, agradeceu em tom emocionado aos eleitores a  oportunidade de representá-los e falou dos desafios e da sua disponibilidade para ajudar o povo de Buritis. Didé citou também a importância da participação da comunidade nas decisões da Câmara.

A vereadora Gildete (PSB) não apresentou indicação, porém cobrou do prefeito atenção às cobranças dos vereadores. A vereadora Gildete pediu providências sobre perigo de animais na rodovia MG-400, principalmente no Bairro Taboquinha.

O primeiro e único vereador que fez o uso na tribuna foi o vereador Luan Cordeiro (PP), que falou da história do legislativo buritisense, sobre a experiência que ganhou no período eleitoral e da importância do ano de 2013 para a Câmara Municipal, ano em que comemora 50 anos de instalação.

O prefeito João do Caixão também fez o uso da palavra. Ele citou a importância da parceria entre os poderes e dos desafios que tem enfrentado nestes primeiros dias de gestão. A reunião foi transmitida ao vivo pela Rádio Transamérica.

ATUALIZADO EM 22/01/2013 15H20