Na manhã de quarta-feira (30) o plenário da Câmara Municipal de Buritis recebeu uma grande quantidade de agricultores familiares e assentados da reforma agrária para uma reunião pública com representantes da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) e do Governo Municipal.

Na pauta, a falta de energia elétrica em muitas comunidades rurais. Em Buritis mais de 250 famílias ainda não possuem energia elétrica em suas propriedades, o que significa um grande obstáculo para a agricultura familiar, atrasando a produção e dificultando a conservação de alimentos.

A reunião contou com a participação do ex-vereador Jorge Augusto Xavier, representante da FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), do secretário municipal de obras Rômulo Moura, do gestor do Programa de Universalização Rural da CEMIG Márcio Fernandes Coelho, do representante do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) Álvaro Alves, do representante do IBRADEC (Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania) Rubens Martins, do deputado estadual Almir Paraca (PT) e dos vereadores Emerson do Fórum, Luan Cordeiro, Didé, Waninha e Gildete.

Além dos integrantes da mesa diretora, os agricultores também tiveram a oportunidade de usar a tribuna para expor suas adversidades e tirar dúvidas. Depois das discussões ficou acertado que os interessados deverão realizar o cadastro individual junto ao programa Luz Para Todos da CEMIG, que se comprometeu em ligar a energia até dezembro de 2013 nas comunidades cadastradas. Também foi marcada para o dia 30 de julho uma nova reunião para avaliação do andamento da instalação e regularização da eletrificação rural em Buritis.