Cerca de 100 trabalhadores da agricultura familiar ligados ao SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) ocuparam na manhã de quarta-feira (25) a agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Socia) em Buritis. O atendimento na agência ficou interrompido durante todo o dia.

A ocupação começou por volta de 09hs quando os trabalhadores entraram no prédio e exigiram que os funcionários parassem com o atendimento e se retirassem. “Estamos aqui para lutar pelos nossos direitos que não vem sendo cumpridos, queremos uma manifestação pacífica, exigimos a saída dos servidores da agência e só vamos nos retirar com a presença de um representante legal do INSS de Brasília”, disse Maria Abadia Alves, presidente do SINTRAF em Buritis.

A Polícia Militar esteve no local para intermediar as negociações e manter a ordem. Os manifestantes mantiveram o controle do prédio, almoçaram no local e por volta de 14hs uma parte se deslocou para o auditório da Câmara Municipal de Buritis, onde uma comissão do INSS de Brasília aguardava para audiência. “Já tivemos outros encontros em Brasília para tratar do mesmo problema, e nada foi resolvido, por isso decidimos pela ocupação da agência hoje em Buritis, para chamar a atenção das autoridades sobre o problema enfrentado pelos nossos trabalhadores”, disse Jorge do PT, ex-candidato a prefeito e principal liderança do movimento.

A audiência foi pacífica, com discussões voltadas para os temas: Padronização do atendimento dos assentados da reforma agrária, disponibilização de pesquisador para região de Buritis e melhor análise nos casos de auxílio-doença com relatórios médicos.

Ao final da reunião ficou marcada um novo encontro na segunda-feira (30) com a diretoria do Ministério da Previdência Social em Brasília. Mauro Araújo, gerente da agência de Buritis, fez uma vistoria no prédio ao final da ocupação e disse não haver sinais de prejuízo, prometendo ainda se empenhar para resolver as reivindicações dos trabalhadores.