Visitantes e moradores de Buritis vem observando um aumento de entulho e lixo em diversos locais do centro urbano do município, dividindo o espaço com a paisagem local. Esse material se acumula em lotes e principalmente nas margens de ruas e rodovias.

Na principal entrada da cidade, montanhas de entulho se misturam ao lixo e sucata, causando uma desagradável impressão à quem circula pela região. O Terminal Rodoviário de Buritis também não escapa de ter seu aspecto prejudicado. As saídas para a Vila São Vicente e para a Barriguda se somam à lista de pontos costumeiros de acúmulo irregular de material descartado.

Segundo o secretário de obras, Rômulo Moura, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CODEMA) pretende debater e buscar uma solução para o problema. Com representantes da Polícia Ambiental, Associação Comercial, poder público e da sociedade civil, o CODEMA se reúne toda última sexta-feira do mês e na pauta está a conscientização da população.

A colocação de entulho de obras em locais indevidos como calçadas e vias públicas é passível de penalidades. O proprietário do lote ou construção pode ser notificado pela Prefeitura e até mesmo multado. O secretário afirma que existe um local apropriado para o depósito de entulho sem lixo, ao lado do cemitério novo. “A intenção do governo não é multar os responsáveis pelas obras, e sim trabalhar preventivamente para que o problema não aconteça”, afirma Rômulo, ressaltando que a fiscalização pode se intensificar nos próximos dias.