Manutenção da iluminação pública é transferida da Cemig para o município

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) deixa de ser a responsável pelo serviço em todos os 774 municípios de sua área de concessão. Desde 1º de janeiro, as trocas de lâmpadas e relés e substituição de luminária devem ser feitas pelas prefeituras que fizeram licitação para contratar empresa responsável pelo serviço.

De acordo com Carlos Zary, secretário de obras do município, a prefeitura tem a partir de agora o dever de fiscalizar a Engelmig, empresa vencedora da licitação que terá como responsabilidade a manutenção de toda a iluminação pública municipal.

Segundo o superintendente de relacionamento comercial com clientes de distribuição da Cemig, Carlos Augusto de Oliveira, a empresa vem auxiliando os municípios na organização do serviço de manutenção, especificando o material adequado, disponibilizando normas e orientações técnicas e enfatizando os aspectos de segurança necessários.

“Creio que agora o problema da iluminação pública de Buritis será resolvido, pedimos a população calma para que a empresa comece a trabalhar e reparar a infraestrutura danificada”, diz Zary, que informou ainda que a partir de agora os 8% pagos de taxa por iluminação pública pela população serão divididos entre a empresa responsável e a Prefeitura. Antes o valor era repassado integralmente para a Cemig.

Uma reforma na iluminação pública começará em breve com a substituição de lâmpadas e equipamentos danificados. Quem tiver uma reclamação para fazer, ou pedido de reparo na rede elétrica deve ligar para o número 0800 033 2955 e solicitar a manutenção técnica.